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Ribeira do Porto na lista de "tesouros cinematográficos" da Europa

20 set, 2022 - 18:13 • Lusa

A iniciativa, criada este ano pela Academia Europeia de Cinema, pretende destacar "lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora, como para as gerações futuras". A Ribeira é o único local português a figurar entre os 22 mencionados.

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A zona da Ribeira do Porto foi eleita um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, pelo valor histórico "que deve ser mantido e protegido".

A criação da lista de "Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia" é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objetivo de elencar locais e espaços que são simbólicos para o cinema europeu, "lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora, como para as gerações futuras", lê-se na nota de imprensa.

Entre os 22 "tesouros" anunciados está a Ribeira do Porto, com aquela academia a lembrar que foi o cenário de três filmes emblemáticos de Manoel de Oliveira: "Douro, Faina Fluvial" (1931), "Aniki Bobó" (1942) e "O Porto da Minha Infância" (2001).

A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista divulgada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locais em França, Polónia, Espanha, Reino Unido ou Letónia.

Para a organização, é preciso preservar, por exemplo, o Studio Babelsberg, na Alemanha, onde Fritz Lang fez "Metropolis" (1927) e Wes Anderson filmou "Grand Budapest Hotel" (2014), a Fontana di Trevi, em Roma, cenário de "A Doce Vida" (1961), de Federico Fellini, ou uma praia em França, onde Agnès Varda fez "As Praias de Agnès" (2008).

"Em vez de nos limitarmos a organizar os prémios europeus de cinema, a Academia Europeia de Cinema vai abranger a história e as pessoas que fizeram o que é hoje o cinema europeu", afirmou o diretor da academia, Matthijs Wouter Knol, em comunicado.

O objetivo da academia é anualmente acrescentar novos locais a esta lista de "tesouros cinematográficos" e trabalhar este património junto de novos públicos.

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