Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

"Liderança inspiradora". Boris queria elogiar Zelensky, mas enganou-se e acabou por dizer... Putin

23 set, 2022 - 00:50 • André Rodrigues

Boris Johnson sugeriu que o Reino Unido esteja preparado para aumentar sua "assistência militar" a Kiev, bem como o apoio financeiro, depois de Vladimir Putin ter anunciado um reforço da mobilização militar para a Ucrânia.

A+ / A-

Boris Johnson cometeu uma gaffe, esta quinta-feira, ao elogiar “a liderança inspiradora de Vladimir Putin”, tendo, de imediato, corrigido para Volodymyr Zelensky sem, contudo, evitar os risos dos deputados na Câmara dos Comuns.

"Graças ao heroísmo das forças armadas ucranianas, em parte graças às armas que estamos orgulhosos de oferecer, saúdo o meu honrado amigo [James Heappey] pela sua descrição do trabalho das forças armadas do Reino Unido e graças, também, é claro, à liderança inspiradora de Vladimir Putin”, disse o ex-primeiro-ministro.

Nesse momento, o silêncio na sala foi quebrado pelo pigarrear e pelos risos mais ou menos discretos de vários deputados que alertaram Boris Johnson para o engano: “de Volodymyr Zelensky, perdoem-me”, apressou-se a emendar.

Corrigido o erro, a segunda intervenção de Boris Johnson como deputado do Partido Conservador na Câmara dos Comuns, desde que deixou o número 10 de Downing Street, prosseguiu, com o antigo primeiro-ministro do Reino Unido a elogiar a coragem das forças armadas ucranianas que “estão sob crescente pressão em Kherson, no sul do país” e a manifestar a confiança de que, no final, “os ucranianos vencerão”.

No seu discurso, Johnson sugeriu que o Reino Unido esteja preparado para aumentar sua "assistência militar" a Kiev, bem como o apoio financeiro, depois de Vladimir Putin ter anunciado um reforço da mobilização militar para a Ucrânia.

"Se Putin vai duplicar a sua agressão, então nós devemos duplicar a nossa ajuda aos ucranianos e devemos estar preparados para dar mais assistência militar e mais apoio financeiro... e saúdo calorosamente os anúncios deste Governo esta semana", rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    23 set, 2022 Porto 15:16
    Antes de tudo, do mais elementar que possa guiar, quem tem problemas com a autoridade (seja o escravo de S. Paulo ou da lei do mais forte) NUNCA poderá ambicionar a entrar no Reino dos Céus, depois da vinda de Cristo é Lei. Claro e incontornável.

Destaques V+