Tempo
|
A+ / A-

Reportagem em Londres

​Três escocesas entram num pub… O futuro do Reino Unido num copo de "pint"

19 set, 2022 - 20:15 • Maria João Cunha , enviada especial a Londres

O funeral da Isabel II foi acompanhado por centenas de milhares de pessoas nas ruas de Londres e à distância por milhões em todo o mundo. Em busca de outros olhares sobre o momento histórico, entramos num pub da capital britânica para uma bebida e dois dedos de conversa.

A+ / A-
Reportagem com três escocesas em Inglaterra
Ouça a reportagem completa

Terminou o funeral da Rainha Isabel II e viemos fazer o que os ingleses fazem num feriado nacional e, bom, dias da semana depois das 16h00 também: beber um "pint" (o mesmo é dizer uma cerveja "fora do tamanho", numa tradução literal).

No pub “Princess of Wales”, na zona de Embankment, em Londres, retransmite-se o funeral na televisão. Quase ninguém quer falar, afinal já se beberam uns copos, mas um grupo que abordamos sugere-nos as amigas do lado, são escocesas.

Nicola é a mais jovem. Vive em Cambridge mas é de Glasgow. Aos primeiros três segundos de entrevista já não consegue controlar a emoção de recordar a "mais incrível experiência de sempre".

A mãe Mary vem em socorro da filha, também de copo na mão. Diz que a Rainha é maravilhosa e que nunca haverá ninguém como ela.

A conversa evolui para o óbvio. Mas os escoceses não estão descontentes e não querem independência? A resposta enche o bar, um redondo "noooo" e um sorriso de quem já esperava esta conversa.

Nicola diz que a Rainha Isabel II é a pessoa mais icónica na Escócia e que não foi ao acaso que ela morreu em Balmoral, o castelo de que mais gostava e onde passava boa parte do tempo com os seus cães e a guiar o seu jipe pela propriedade.

Grace interrompe a conversa para pedir mais duas libras para a próxima bebida. E não resiste a juntar-se ao painel de comentadoras.

Todas me juram que a Escócia nunca será independente.

Nicola diz que quando votaram no referendo "garantiram que seria uma só vez". A escocesa é peremptória: não há, por isso, espaço para uma nova oportunidade.

Dois minutos de silêncio pela Rainha e que "Deus Salve o Rei"
Dois minutos de silêncio pela Rainha e que "Deus Salve o Rei"

A mãe assegura também que no seu tempo de vida não acontecerá. Nicky corrige e vai mais longe: “ever”. Um rotundo jamais.

E Carlos III? Nicola adora-o. Mas Grace, mais velha, discorda. Nicola defende que o rei deve ter tempo para fazer o luto.

Perguntamos como será Carlos, o rei. Mary acredita que não vai reinar durante muito tempo e que vai abdicar em favor do filho William. Além disso, é divorciado e isso "não é aceitável no Reino Unido". Então, Camila não devia ser rainha consorte?, pergunto. Mary diz que não. Para ela é a vez de William e Kate que, "by the way", são "adoráveis" . E neste ponto todas concordam muito e rasgam ainda mais os sorrisos.

"Toda a gente adora William e Kate. Toda a gente os quer, mas não agora. A economia esta horrível em todo o mundo, mas William vai resolver quando chegar a sua vez", garante Nicky.

O dia do último adeus à Rainha Isabel II
O dia do último adeus à Rainha Isabel II

E volta a perguntar-me de que país sou. Espanha? É a terceira vez que surge a pergunta e as parceiras de entrevista riem-se da confusão de Nicky. Explico que Portugal não tem monarquia há mais de 100 anos, o que parece absurdo a esta escocesa.

E é então que Grace nos explica que a princesa Diana ensinou os seus filhos a serem mais próximos do povo. "Não digo que Carlos não leve isto em diante. Mas gostavam de começar um trabalho aos 74?", indaga. A pergunta faz ricochete: "gostavam?" "Noooo", riem-se. e o volume do bar ganha mais uns decibéis e umas gargalhadas. "Então está na hora de deixar os mais novos tomar conta da monarquia", diz a muito assertiva Grace.

Enquanto conversamos repetem na televisão os dois minutos de silêncio do funeral - um dos momentos mais impactantes das cerimónias funebres da rainha Isabel II - e só as três escocesas animam o pub nesse momento.

Os cânticos da cerimónia religiosa disputam espaço com as conversas e as bebidas continuam a rodar, enquanto vamos perscrutando o futuro de um reino que ainda se quer unido no fundo de um copo de “pint”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+