Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022

​24 mil quilómetros numa carrinha para apoiar a seleção no Qatar

23 set, 2022 - 06:16 • Rafael Duarte

Dois adeptos da seleção nacional vão até ao Qatar de carrinha para apoiar Portugal no próximo Campeonato do Mundo. Contam chegar ao destino final entre 28 de outubro e 2 de novembro. O Mundial arranca no dia 20 de novembro.

A+ / A-

A bandeira de Portugal dá cor à carrinha que será um T1 adaptado sobre rodas. No exterior estão estampadas figuras icónicas do nosso país como Amália Rodrigues, Eusébio e Cristiano Ronaldo. Lá dentro não falta comida típica, quatro quilos de bacalhau, queijos e enchidos, mas sem esquecer o vinho que será bebido à noite.

"É o jantar das Nações Unidas", diz Carlos Brum que nos conta aquilo que os espera: "Vão estar lá amigos de vários países e levamos os nossos produtos para eles provarem e eles levam produtos deles. Há aquele convívio e é tudo pessoas que gostam de futebol".

O orgulho português vai ser transportado por Carlos Brum e Ricardo Ferreira pelo mundo fora numa viagem que será feita sempre por estradas nacionais. Ao todo serão 24 mil quilómetros ida e volta com paragens em 15 países. Começou em Odiáxere, no Algarve. Tem uma primeira paragem em Praga onde os dois adeptos vão ver o jogo de Portugal com a República Checa para a Liga das Nações, este sábado. Depois continuam até chegar ao Qatar. Contam estar no palco do Mundial entre 28 de outubro e 2 de novembro.

É mais uma aventura de Carlos Brum, conhecido adepto da seleção nacional. Tudo começou no Mundial de 2002 e aos 65 anos continua a dar ao pedal pela equipa das quinas. "Para a Coreia do Sul fui de avião e a partir daí deu para ir sempre de carro. Todos os Europeus e Mundiais, há exceção do Brasil, que ainda tentei, mas era uma despesa de 26 mil euros", lamenta.

Para esta longa viagem Carlos vai com o seu amigo Ricardo Ferreira, que já pintou o cabelo com as cores da bandeira de Portugal e vai a condizer com a carrinha. "Ainda há de haver mais umas vestimentas e uma oferta de um amigo nosso que vai depois que é o senhor Jorge", garante.

Ricardo esteve na Hungria no Euro 2020 e voltou para Portugal à boleia de Carlos, mas esta vai ser a primeira viagem completa que fazem juntos. "Parece um paizinho. Vamos andar os dois às turras de certeza absoluta de manhã à noite e vamo-nos divertir muito. Beber uns canecos e conhecer muita gente de certeza", diz-nos entre risos.

Os dois adeptos acreditam que só vão regressar depois do dia 18 de dezembro, dia da final, como campeões do mundo.

A prova arranca a 20 de novembro e o primeiro jogo de Portugal está marcado para dia 24, frente ao Gana. Na fase de grupos, a seleção nacional joga ainda com o Uruguai, no dia 28 de novembro, e com a Coreia do Sul, a 2 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+