Tempo
|
A+ / A-

Berlusconi polémico. Putin invadiu a Ucrânia para colocar "pessoas decentes" em Kiev

23 set, 2022 - 16:45 • Ricardo Vieira, com agências

As declarações do líder da Força Itália à estação de televisão RAI acontecem na contagem decrescente para as eleições gerais de domingo, em Itália.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, foi “pressionado” para invadir a Ucrânia e pretende colocar “pessoas decentes” no Governo de Kiev, declarou o antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi.

Na leitura do líder da Força Itália, um aliado de longa data de Putin, o objetivo da operação da Rússia era conquistar Kiev numa semana, substituir o Presidente Volodymyr Zelensky, democraticamente eleito, e “sair na semana seguinte”.

“Não percebi porque é que as tropas russas se espalharam pela Ucrânia. Para mim, deveriam ter-se focado em Kiev”, declarou o magnata italiano.

As polémicas declarações do líder da Força Itália à estação de televisão RAI acontecem na contagem decrescente para as eleições gerais de domingo, em Itália. A Força Itália é um dos partidos da coligação de direita, liderada por Giorgia Meloni, dos Irmãos de Itália, apontada pelas sondagens como favorita à vitória.

As palavras de Berlusconi a justificar a invasão da Ucrânia provocaram uma onda de críticas por parte dos adversários políticos, obrigando o político a divulgar um esclarecimento por escrito.

Berlusconi considera que as suas posições foram mal interpretadas: “A agressão contra a Ucrânia é injustificável e inaceitável. A posição da Força Itália é clara. Estaremos sempre ao lado da União Europeia e da NATO”, garantiu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    24 set, 2022 Lisboa 08:00
    A ideia deste tipo é que "um grupinho de Russos", desagradado por viver na Ucrânia com a Rússia ali tão perto, em vez de se mudarem para a Mãe-Rússia, querem estender a fronteira até eles, provocam desordens e depois pedem ajuda militar, e a Rússia "coitada" tinha de invadir, derrubar um governo eleito - ao contrário do que acontece na Rússia - e depois de lá por um Lukaschenko II, "retirava" e tudo estaria "bem". Mas este gajo existe?

Destaques V+