Tempo
|
A+ / A-

China apela a cessar-fogo na Ucrânia depois de Putin anunciar mobilização parcial

21 set, 2022 - 11:29 • Redação com Lusa

O porta-voz assegurou que a posição da China sobre o conflito “sempre foi clara e não mudou”.

A+ / A-

A China apelou esta quarta-feira ao diálogo e a que se apoie "qualquer esforço" que permita um cessar-fogo na Ucrânia, depois de o Presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado uma mobilização parcial.

“Todos os esforços que levem a uma solução pacífica desta crise devem ser apoiados”, afirmou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, em conferência de imprensa.

O porta-voz assegurou que a posição da China sobre o conflito “sempre foi clara e não mudou”. Esta passa por “respeitar a integridade territorial de todos os países”, incluindo a Ucrânia e, ao mesmo tempo, atentar para as “legítimas preocupações de segurança” da Rússia.

Pequim declarou repetidamente a sua oposição às sanções contra Moscovo por “não terem base no Direito internacional” e “não resolverem os problemas”.

Putin e o homólogo chinês, Xi Jinping, encontraram-se na quinta-feira passada na cidade uzbeque de Samarcanda, na véspera da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), liderada pela China e pela Rússia.

No início da reunião, Putin apreciou o facto de Pequim sempre ter mantido “uma posição equilibrada” sobre a Ucrânia, embora tenha admitido “perguntas e preocupações” por parte do líder chinês.

Xi assegurou que está disposto a trabalhar com a Rússia para “prestar apoio mútuo” em assuntos relativos aos seus respetivos “interesses fundamentais”.

“Não é bluff”. Putin ameaça atacar com armas de destruição
“Não é bluff”. Putin ameaça atacar com armas de destruição
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    21 set, 2022 Eu 18:01
    A posição da China é tão clara como LAMA. Também estavam à espera duma "guerra de 1 semana" e depois eram "business as usual". Agora falam em "respeito pela integridade territorial de cada País" - é mesmo o que está a acontecer com a invasão da Ucrânia, é tanto o "respeitinho" que até chateia! - e nas "preocupações com a segurança da Rússia" - e todos sabíamos dos planos da Ucrânia para marchar sobre Moscovo - ou seja, uma no cravo, outra na ferradura. Quem os conhecer, que os compre!

Destaques V+