Tempo
|
A+ / A-

Revolut alvo de ataque informático em larga escala

20 set, 2022 - 16:51 • Pedro Valente Lima

Ao todo, terão sido afetados mais de 50 mil clientes, de acordo com a informação providenciada pela empresa às autoridades lituanas. Há 500 mil contas nesta plataforma digital em Portugal.

A+ / A-

A Revolut foi alvo de um ataque informático em larga escala, pelo que a informação pessoal de dezenas de milhares de utilizadores do banco online terá ficado comprometida.

A informação foi confirmada pelo porta-voz da empresa ao site especializado em tecnologia, TechCrunch. "Terceiros não autorizados acederam aos detalhes de uma pequena percentagem (0,16%) dos nossos clientes durante um curto período de tempo", diz Michael Bodansky.

"Identificámos e isolámos imediatamente o ataque para, efetivamente, limitar o seu impacto e temos contactado os clientes que foram afetados", acrescenta.

O ciberataque foi identificado já a 10 de setembro e foi resolvido no dia seguinte, mas a Revolut não desvenda o número exato de pessoas afetadas. Feitas as contas, com base nos 20 milhões de clientes que o site oficial menciona, os hackers terão acedido a 32 mil contas.

Contudo, estes dados não batem certo com a informação prestada às autoridades da Lituânia, país onde a Revolut tem uma licença bancária, relatando 50.150 clientes afetados, incluindo 20.687 na Zona Euro.

Esta plataforma digital, que se tem revelado como alternativa à banca tradicional, também tem rejeitado comentar o tipo de dados a que os hackers tiveram acesso. No entanto, de acordo com a mensagem oficial enviada aos clientes afetados, a Revolut garante que "não acederam a detalhes do cartão, códigos PIN ou palavras-passe."

Mais uma vez, a informação comunicada pela empresa difere daquela que foi transmitida às autoridades, segundo a qual o ataque informático conseguiu aceder a "informação parcial sobre os dados de pagamento em cartão", assim como os nomes, moradas, emails e contactos dos clientes.

No final do ano passado, 500 mil pessoas usavam a Revolut em Portugal, de acordo com a agência Lusa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+