Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Putin reúne-se com Xi Jinping e critica tentativas ocidentais de criar "mundo unipolar"

15 set, 2022 - 15:38 • Lusa

Putin renovou também o apoio a Pequim, no que diz respeito a Taiwan, e saudou a sua postura em relação à invasão russa.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, criticou hoje o que qualificou de tentativas ocidentais de criar um "mundo unipolar", durante uma reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping, no Uzbequistão, elogiando a "posição equilibrada" de Pequim sobre a Ucrânia e reiterando o apoio à China em relação a Taiwan.

“As tentativas de criar um mundo unipolar tomaram recentemente uma forma absolutamente desprezível e são totalmente inaceitáveis”, disse Putin, em Samarcanda, Uzbequistão, após uma conversa com Xi, a primeira entre os dois líderes desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro.

“Apreciamos muito a posição equilibrada dos nossos amigos chineses, na crise ucraniana”, explicou Putin, dizendo que entende as preocupações de Pequim sobre a invasão e mostrando-se disponível para explicar a sua posição.

Pequim não apoiou nem criticou a invasão russa, ao mesmo tempo que tem expressado repetidamente o apoio a Moscovo perante as sanções ocidentais.

Durante a conversa com Xi, à margem de uma cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai, Putin renovou o apoio de Moscovo a Pequim, no que diz respeito a Taiwan, onde as visitas de autoridades norte-americanas nas últimas semanas provocaram o desconforto da China.

“Condenamos a provocação dos Estados Unidos”, disse Putin, sublinhando que Moscovo respeita a tese da unidade da China, apoiando os esforços para que Taiwan seja parte integrante do território chinês.

“Estou convencido de que nossa reunião de hoje dará um impulso adicional ao fortalecimento da parceria estratégica entre a Rússia e a China”, acrescentou Putin.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    15 set, 2022 RaM 16:48
    Um discurso gasto e sem sentido.

Destaques V+