Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tribunal de Moscovo ilegaliza sindicato dos jornalistas da Rússia

14 set, 2022 - 20:56 • Lusa

Organização sindical foi associada a uma recolha de fundos em apoio de meios de comunicação declarados "agentes estrangeiros" na Rússia e à sistemática publicação de "informações não verídicas".

A+ / A-

O Tribunal Urbano de Moscovo ilegalizou o Sindicato dos Jornalistas da Rússia, organização que se destacou no seu apoio a 'media' declarados "agentes estrangeiros" e que foi acusado de difundir informações falsas sobre a campanha militar russa na Ucrânia.

O Tribunal acedeu desta forma a um pedido da procuradoria de Moscovo, segundo indicou o diário Kommersant.

A procuradoria justificou o pedido na sequência de uma auditoria, que detetou supostas violações "graves e irreparáveis" cometidas pela organização sindical.

Em particular, indicou que os seus membros não efetuavam cotizações desde 2019.

A procuradoria também indicou que alguns dos membros do sindicato compareceram perante os tribunais por motivos administrativos e após terem participado em manifestações não autorizadas, incluindo a convocada em apoio do jornalista russo Ivan Safronov, condenado a prisão por "alta traição".

O sindicato também foi associado a recolha de fundos em apoio de meios de comunicação declarados "agentes estrangeiros" na Rússia e à sistemática publicação de "informações não verídicas".

O advogado Machim Krupski, defensor da organização, insistiu que a solicitação da procuradoria é ilegal e injustificada, anunciando um recurso da decisão.

Anteriormente, o Tribunal Taganski de Moscovo tinha imposto uma multa de 500.000 rublos (8.300 euros), o máximo aplicável da norma que pune a difusão de "notícias falsas" sobre a campanha militar russa na Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    14 set, 2022 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 20:39
    Então e o nosso Jerónimo não diz nada?!

Destaques V+