Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Verão de 2022 foi o mais quente já registado na Europa

08 set, 2022 - 11:35 • Lusa

Mais 0,4 graus nas temperaturas médias face 2021, que já detinha valores-recorde.

A+ / A-

O verão de 2022 foi o mais quente já registado na Europa, de acordo com o serviço sobre mudanças climáticas do programa europeu "Copernicus", o Programa de Observação da Terra da União Europeia.

As temperaturas médias foram "as mais altas, tanto para o mês de agosto como para todo o verão", superando nos três meses em 0,4 graus Celsius as temperaturas de 2021, que já eram o recorde anterior.

As temperaturas estiveram "cerca de 1,34 graus acima da média de 1991-2020 para a estação [verão]".

Somente para o mês de agosto, as temperaturas foram "de longe as mais altas" registadas, "com 1,72°C acima da média de 1991-2020".

"Uma série intensa de ondas de calor em toda a Europa, juntamente com condições de seca incomuns, levou a um verão de extremos, com temperaturas recordes, secas e incêndios", adiantou a responsável científica do instituto europeu.

"Secas e incêndios em muitas partes da Europa afetaram a sociedade e a natureza de várias maneiras", observou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+