Tempo
|
A+ / A-

Arábia Saudita exige à Netflix retirada de conteúdo que "viola os valores islâmicos"

07 set, 2022 - 10:32 • Redação

Até esta quarta-feira, a Netflix ainda não tinha reagido às acusações dos reguladores de media dos Estados do Golfo.

A+ / A-

Os Estados árabes do Golfo, liderados pela Arábia Saudita, exigiram esta semana à Netflix que retire do serviço todos os conteúdos tidos como violadores "dos princípios e valores sociais islâmicos".

Material recentemente disponibilizado na Netflix, incluindo programas para crianças, vai contra os regulamentos dos países, disseram os supervisores de media do Conselho de Cooperação Saudita e do Golfo em comunicado.

"A Netflix foi contactada para remover estes conteúdos, incluindo aqueles que são dirigidos a crianças, para assegurar o cumprimento das leis", lê-se no comunicado conjunto.

Apesar de os responsáveis não avançarem mais detalhes sobre o material, a televisão estatal saudita mostrou clips turvos da série animada "Jurassic World: Campo Cretaceous", na qual duas raparigas adolescentes confessam o seu amor uma pela outra e trocam um beijo.

No mesmo segmento, o canal Al-Ekhbariya mostrou também partes do controverso filme francês "Cuties", com uma legenda em que acusa a Netflix de enviar "mensagens imorais travestidas de cinema que ameaçam a educação saudável das crianças".

Num outro vídeo publicado no site, o mesmo canal alegou que o serviço de streaming "promove a homossexualidade ao focar-se excessivamente em homossexuais".

Os reguladores de media da Arábia Saudita e restantes Estados do Golfo dizem que a Netflix tem de cumprir com as diretivas locais e destacam que, caso continue "a transmitir conteúdos ilícitos, serão tomadas as necessárias medidas legais".

Até esta quarta-feira, a Netflix ainda não tinha reagido às acusações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+