Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres pede compromisso de Rússia e Ucrânia para travar ações militares em Zaporíjia

06 set, 2022 - 22:22 • Lusa

O secretário-geral da ONU pediu um compromisso por parte das forças russas, para retirar todo o pessoal e equipamentos militares daquele perímetro, e um compromisso das forças ucranianas, de não entrar naquela área.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu esta terça-feira que Rússia e Ucrânia se comprometam em travar atividades militares perto ou a partir da central nuclear de Zaporíjia e que garantam um acordo por um perímetro desmilitarizado.

Numa reunião do Conselho de Segurança sobre a situação na central nuclear, convocada pela Rússia, Guterres declarou que o secretariado das Nações Unidas "orgulhosamente apoiou" a "missão crítica" da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) em Zaporíjia, mas frisou que continua "seriamente preocupado" com a situação dentro e ao redor daquelas instalações ucranianas, ocupadas pelas tropas russas.

"Qualquer ação que possa colocar em risco a integridade física, a segurança ou a proteção da central nuclear é inaceitável. Todos os esforços para restabelecer a central como infraestrutura puramente civil são vitais", disse Guterres.

Nesse sentido, o secretário-geral da ONU pediu um compromisso por parte das forças russas, para retirar todo o pessoal e equipamentos militares daquele perímetro, e um compromisso das forças ucranianas, de não entrar naquela área.

Guterres aproveitou para lamentar o facto de que, no mês passado, a 10.ª Conferência de Revisão das Partes do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares não ter conseguido chegar a um consenso.

"O documento final procurou abordar a questão da segurança das centrais nucleares em zonas de conflito armado, inclusive na Ucrânia. Mas a Conferência não conseguiu chegar a um consenso para aproveitar a oportunidade para fortalecer o Tratado", disse o ex-primeiro-ministro português.

Horas antes da reunião do Conselho de Segurança, a AIEA divulgou o seu relatório da visita à central de Zaporíjia, no qual exigiu o estabelecimento de uma "zona de segurança" em redor daquela central nuclear ucraniana, para que se evite um acidente grave.

Perante as missões diplomáticas presentes no Conselho de Segurança, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, apresentou detalhes do relatório e afirmou que "estão a brincar com o fogo".

Detalhando sete pilares do que considera ser fundamentais para a segurança das instalações, Grossi afirmou que o primeiro - dedicado à integridade física da central - "foi comprometido e continua a ser".

"Vi isso pessoalmente e é inaceitável. Estão a brincar com o fogo e algo catastrófico pode acontecer. É por isso que pedimos a criação de uma zona de segurança na central de Zaporíjia", declarou, por videoconferência.

O segundo pilar referido por Grossi é que todos os sistemas e equipamentos da central deveriam estar totalmente funcionais e a operar normalmente.

"Mas vimos que estão a operar em circunstancias desafiadoras, com equipamento militar em várias áreas", observou.

Também o "staff" da central encontra-se a trabalhar em circunstâncias difíceis, com a AEIA a recomendar que os trabalhadores sejam ser autorizados a regressar "à sua rotina normal de responsabilidade e autoridade", incluindo a receberam suporte familiar.

O quarto pilar referido por Grossi foi a necessidade de uma fonte de energia externa: "é crucial, porque, sem isso, a central pode perder funcionalidades cruciais, incluindo o arrefecimento de reatores. Sem isso, podemos ter um acidente nuclear", alertou. .

Grossi chamou ainda a atenção para a necessidade de cadeias logísticas e de transporte ininterruptas, uma vez que está em causa a maior central nuclear da Europa, que, "neste nível industrial", requer um constante fluxo de equipamentos, mas que acabou interrompido pela guerra.

Em sexto lugar, o diplomata argentino destacou que os equipamentos de monitorização de radiação da central, fundamentais para se medir os níveis de radiação da mesma, foram afetados pelo conflito.

Por último, o diretor da AEIA alertou que, para um bom funcionamento, a central precisa de linhas de comunicação continuas e fidedignas com o regulador ucraniano e outras organizações. Contudo, "vimos repetidamente que estas linhas foram interrompidas", disse.

Rafael Grossi, que liderou a visita de inspeção, afirmou que se tratou de "uma missão histórica" e que "permitiu fazer um relatório imparcial e técnico da situação".

"As missões anteriores foram para apanhar os pedaços, mas esta missão foi para impedir que algo terrível aconteça", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+