Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética

UE prepara pacote de apoios. "Putin está a usar energia como arma, mas UE vai prevalecer"

05 set, 2022 - 16:06 • Redação

Comissão de Ursula Von der Leyen vai apresentar propostas "para ajudar as famílias e as empresas mais vulneráveis a lidar com os elevados preços da energia".

A+ / A-

Ursula Von der Leyen, a presidente da Comissão Europeia, anunciou esta segunda-feira que o seu executivo está a preparar uma série de propostas "para ajudar as famílias e as empresas mais vulneráveis a lidar com os elevados preços da energia".

O anúncio foi feito no Twitter, numa publicação em que a chefe da Comissão acusou o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, de "usar a energia como arma".

"Putin está a usar a energia como arma, fazendo cortes no fornecimento e manipulando os mercados energéticos. Ele vai falhar. A Europa vai prevalecer", escreveu Von der Leyen.

O tweet surge depois de o Presidente russo ter admitido que a atividade no gasoduto Nord Stream 1 só irá ser retomada quando o Ocidente levantar as sanções que foram impostas a personalidades e empresas russas na sequência da invasão da Ucrânia, a 24 de fevereiro.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela agência russa Interfax.

Depois de mais um corte no fornecimento de gás à Europa, Moscovo tinha prometido o reinício da atividade para este sábado. Contudo, a Gazprom indicou nesse dia que se mantêm várias fugas de óleo no gasoduto, que "não permitem uma operação segura e sem problemas do motor da turbina de gás".

A empresa não avançou qualquer data para a retoma de atividade do Nord Stream 1.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    06 set, 2022 Lisboa 09:02
    A UE deve deixar-se de reuniões sobre reuniões pífias, de grandes comunicados para a Comunicação social e começar realmente a agir: os especuladores devem ser severamente punidos, assim como todos aqueles que se aproveitam da situação para subir preços. Os preços dos bens essenciais devem ser tabelados, e nos combustíveis, fazer compras conjuntas da UE - como nas vacinas - a fornecedores alternativos. Os agentes de Putin já andam a fomentar manifs nas ruas Europeias a pedir a "Paz de Moscovo" e se os governos da UE não estiverem à altura, isso pode vir a acontecer. E depois da Ucrânia, seremos nós.
  • Joaquim Correto
    05 set, 2022 Paços 16:22
    Eu acho que a UE está a tomar todas as decisões ao contrário daquilo que devia ser! Daqui a pouco estamos todos a passar fome e ela a continuar a dizer "UE vai prevalecer" "juntos somos mais fortes" "assim é que tem que ser"...! Com jeitinho, este pacote de medidas vai premiar empresas que aumentaram as suas margens de lucro desde que começou a guerra!

Destaques V+