Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Zelensky confia em "relações estreitas" com novo primeiro-ministro britânico

04 set, 2022 - 12:02 • Lusa

Presidente da Ucrânia admite como prioridade endereçamento de convite a Liz Truss ou Rishi Sunak, e agradece a Boris Johnson pelo apoio.

A+ / A-

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, manifestou, este domingo, a esperança de manter "relações estreitas" com o primeiro-ministro britânico que, na terça-feira, substituirá Boris Johnson.

Em declarações ao jornal britânico "The Sunday Times", Zelensky disse que seria uma prioridade endereçar um convite ao próximo primeiro-ministro britânico - Liz Truss ou Rishi Sunak - e admitiu que ficou preocupado quando soube que Johnson ia renunciar.

"Quando soubemos que haveria uma mudança de governo, todos ficamos preocupados", admitiu, comentando a renúncia anunciada por Johnson em julho passado, mas que apenas se torna efetiva na terça-feira.

Da mesma forma, num artigo publicado no "Mail on Sunday", Zelensky destacou o apoio de Johnson e da sua liderança, comentando: "O líder é aquele que comunica. O líder é aquele que faz a mediação entre um país e o seu povo, e um líder tem um impacto na sociedade."

Em relação ao próximo líder "tory" e chefe do Governo britânico, o presidente ucraniano disse confiar que a relação bilateral "esteja ao mesmo nível" da que manteve com Boris Johnson.

"Em todas e cada uma das reuniões e conversas que mantivemos, Boris fazia uma pergunta muito boa: O que mais? Do que mais precisas?", recordou Zelensky.

"Sei que não foi fácil para Boris Johnson, pois teve de lidar com muitos desafios internos. Priorizar o apoio à Ucrânia exigiu muita coragem e determinação", acrescentou.

Em resposta a estes elogios, Johnson agradeceu a Zelensky, no Twitter, pelas "palavras gentis" e enfatizou que "o apoio do Reino Unido à Ucrânia e ao seu povo é inabalável".

De igual forma, Zelensky destacou a solidariedade do Reino Unido para com o seu país e descreveu a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, e o ministro da Defesa, Ben Wallace, como "amigos da Ucrânia".

Johnson anunciou a renúncia em julho após vários membros do seu governo terem renunciado, em protesto contra a sua gestão e os escândalos que marcaram a sua liderança, nomeadamente as festas em Downing Street durante a pandemia.

O novo líder conservador será anunciado na segunda-feira, antes de, na terça-feira, ter uma audiência com a rainha Isabel II, chefe de Estado, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+