Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Europa vai continuar sem gás russo via Nord Stream 1

02 set, 2022 - 18:47 • Pedro Valente Lima

A russa Gazprom havia anunciado a retoma do fornecimento de gás à Europa para este sábado, mas as fugas de óleo detetadas obrigaram à interrupção do serviço por tempo indeterminado. O gasoduto está sem funcionar desde quarta-feira, a propósito de trabalhos de manutenção.

A+ / A-

Afinal, o fornecimento de gás russo a partir do Nord Stream 1 irá continuar interrompido. O gasoduto está desativado e em manutenção desde quarta-feira, mas a deteção de "fugas de óleo" prolongará a suspensão do serviço para além de sábado, ao contrário do que foi inicialmente anunciado pela Gazprom.

A partir da rede social Telegram, a companhia russa revelou a existência de falhas na estação de compressão de Portovaya, na Rússia.

A inspeção, realizada pela Gazprom e por técnicos da alemã Siemens, detetou várias fugas de óleo, que "não permitem uma operação segura e sem problemas do motor da turbina de gás".

De acordo com a empresa russa, este problema apenas pode ser resolvido em "oficinas especializadas", as quais a Rússia diz que estão a ser afetadas pelas sanções económicas do Ocidente. Todas as avarias identificadas foram comunicadas numa carta enviada ao presidente da Siemens, Christian Bruch.

Deste modo, o transporte de gás continuará interrompido até que as fugas de óleo sejam totalmente eliminadas. A Gazprom não prevê uma data específica para a retoma do serviço.

Há quem aponte esta suspensão do gasoduto como uma retaliação da Rússia às intenções recentes dos países do G7 em colocar um teto máximo ao preço do petróleo russo.

Esta medida juntar-se-ia ao novo lote de sanções previstas pela União Europeia, que inclui a proibição de importação de petróleo russo por via marítima a partir de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+