Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Astronautas chineses concluem com sucesso caminhada espacial de seis horas

02 set, 2022 - 11:24 • Lusa

A China está a investir milhares de milhões de euros no seu programa espacial, após ter enviado o seu primeiro astronauta para o Espaço em 2003.

A+ / A-

Dois dos três astronautas a bordo da estação espacial chinesa Tiangong (“Palácio Celestial”) completaram hoje uma caminhada de seis horas no Espaço, sem incidentes, informou a agência de voos espaciais tripulados da China (CMSA) esta sexta-feira.

A caminhada espacial foi a primeira realizada durante a atual missão Shenzhou-14, que começou em junho e deve durar seis meses.

Os astronautas Chen Dong e Liu Yang, ambos pilotos do exército, regressaram à estação Tiangong pouco depois da meia-noite na China, segundo a CMSA, que descreveu a operação como um “sucesso total”.

A agência espacial divulgou um vídeo dos dois astronautas chineses em equipamentos espaciais brancos, com o planeta Terra no horizonte.

Os astronautas procederam à instalação de uma câmara e de um novo braço robótico na estação espacial e testaram um procedimento de regresso de emergência à infraestrutura.

A construção da estação espacial deverá estar concluída até ao final do ano, com a chegada de um terceiro e último módulo.

Tiangong vai ter uma aparência final em forma de T e um tamanho semelhante à da antiga estação russa Mir (lançada em 1986 pela antiga União Soviética), sendo esperado que dure pelo menos 10 anos.

A China está a investir milhares de milhões de euros no seu programa espacial. O país asiático enviou o primeiro astronauta para o Espaço em 2003.

Em 2019, o país pousou um dispositivo no lado oculto da Lua, uma estreia mundial. Em 2020, a China trouxe amostras da Lua e no ano seguinte pousou um pequeno robô em Marte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+