Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Martins da Cruz diz que Gorbachev foi um "realista" que acabou com o comunismo em grande parte do mundo

31 ago, 2022 - 00:17 • João Malheiro

Antigo ministo dos Negócios Estrangeiros destaca que Gorbachev teve "uma resistência interna muito grande", mas acabou por conseguir o que pretendia.

A+ / A-

O embaixador Martins da Cruz realça Mikhail Gorbachev como "um realista" que soube "ler os sinais e dar os passos necessários" para acabar com o comunismo.

Em reação à morte do oitavo e último líder da União Soviética, à Renascença, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros refere que os Estados Unidos de Ronald Reagan superou a União Soviética, do ponto de vista tecnológico, o que obrigou o regime de Leste a adaptar-se.

"E do ponto de vista ideológico, Gorbachev reconheceu a falência do marxismo leninismo", aponta.

Martins da Cruz destaca que Gorbachev teve "uma resistência interna muito grande", mas acabou por conseguir o que pretendia.

"E, ao conseguir, ganhamos todos", considera.

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morreu esta terça-feira aos 91 anos, avançam agências de notícias russas, citando fontes hospitalares.

O antigo líder soviético será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscovo, ao lado da sua esposa Raisa, que morreu em 1999, segundo a agência noticiosa Tass, que cita fonte próxima da família.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+