Tempo
|
A+ / A-

Facebook altera regras de vendas online em direto

30 ago, 2022 - 21:05 • Inês Rocha com redação

Vídeos em direto a vender roupa e outros artigos tornaram-se muito comuns na rede social, sobretudo durante a pandemia.

A+ / A-

O Facebook decidiu descontinuar a funcionalidade de compras em direto na plataforma. Em comunicado, a rede social anunciou esta terça-feira que, a partir de 1 de outubro de 2022, vai deixar de ser possível organizar "qualquer evento novo ou agendado de compras em direto no Facebook".

Os utilizadores podem continuar a usar o Facebook Live para transmitir eventos em direto, mas deixam de ter à disposição funcionalidades específicas de vendas via Marketplace, como criar listas de reprodução de produtos ou identificar produtos com tags nos vídeos em direto.

Por outras palavras, os utilizadores podem continuar a utilizar eventos em direto no Facebook para promover os seus produtos, mas deixam de poder identificá-los em listas com os respetivos preços e a remeter para as próprias páginas de negócio.

A Meta justifica a decisão com o facto de que os "comportamentos de visualização dos consumidores estão a mudar para vídeos de curta duração", pelo que está a "alterar o foco para o Reels no Facebook e no Instagram, o produto de vídeo de curta duração da Meta".

A empresa aconselha os utilizadores que tenham lojas online a utilizar o Reels, que permite também identificar produtos no Instagram.
As vendas em direto no Facebook popularizaram-se nos últimos anos, particularmente durante a pandemia.

Este verão, deu que falar o momento em que o Presidente da República invadiu um destes diretos, quando duas mulheres vendiam roupa de uma loja no Porto.

[atualizado às 11h30 de 31/08 com esclarecimentos sobre o anúncio do Facebook]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+