Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

G7 manifesta "profunda preocupação" com situação na central de Zaporíjia

29 ago, 2022 - 10:13 • Lusa

Diretores responsáveis pela não-proliferação nuclear do G7 consideram inaceitável que a central nuclear esteja a “ser utilizada para atividades militares ou armazenamento” de material de guerra.

A+ / A-

Os países do G7 exprimiram esta segunda-feira “profunda preocupação” sobre os eventuais riscos de um acidente nuclear na central ucraniana de Zaporíjia e pediram garantias para o acesso “livre” da Agência Internaiconal de Energia Atómica (AIEA) às instalações.

“Sublinhamos que todas as tentativas da Rússia para desligar a central ucraniana são inaceitáveis”, refere o documento da organização que reúne os sete países mais industrializados do mundo.

O G7 refere-se igualmente à necessidade da inspeção do pessoal da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ao local e em condições de “total liberdade”.

Na mesma declaração, os diretores responsáveis pela não-proliferação nuclear do G7 consideram inaceitável que a central nuclear esteja a “ser utilizada para atividades militares ou armazenamento” de material de guerra.

A questão da central nuclear de Zaporíjia tornou-se num tema central da campanha militar da Rússia contra a Ucrânia, passados seis meses do início da invasão.

Hoje, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse que “está a caminho” a tão esperada missão de especialistas do órgão de vigilância da ONU para inspecionar a central nuclear de Zaporíjia.

“Chegou o dia”, escreveu Rafael Grossi na rede social Twitter, acrescentando que a “missão de apoio e assistência da AIEA, com sede em Viena, está agora a caminho”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+