Tempo
|
A+ / A-

UNICEF condena ataque aéreo que terá atingido jardim de infância na Etiópia

27 ago, 2022 - 17:21 • Redação com Lusa

O governo federal já veio negar o ataque, acrescentando que a Força Aérea apenas alvejou alvos militares e acusando as forças da Frente de Libertação Popular Tigray (TPLF) de encenar mortes de civis.

A+ / A-

A UNICEF condena um ataque aéreo que terá atingido ontem de manhã um jardim de infância na região de Tigray, no norte da Etiópia, matando pelo menos quatro pessoas, incluindo duas crianças, segundo fontes médicas citadas pela agência Bloomberg.

Na rede social Twitter, a diretora executiva do organismo das Nações Unidas para a Infância, Catherine Russell, apela a todas as partes para a cessação imediata das hostilidades.

"A Unicef condena veementemente o ataque aéreo em Mekelle, capital da região de Tigray, na Etiópia. O ataque atingiu um jardim-de-infância, matando várias crianças e ferindo outras", denunciou a diretora executiva da organização, Catherine Russell, através da rede social Twitter.

"Mais uma vez as crianças pagaram um preço elevado pela escalada da violência no norte da Etiópia. Durante cerca de dois anos, as crianças da região e as suas famílias sofreram os horrores deste conflito. Ele deve cessar", acrescentou.

O governo federal já veio negar o ataque, acrescentando que a Força Aérea apenas alvejou alvos militares e acusando as forças da Frente de Libertação Popular Tigray (TPLF) de encenar mortes de civis.

Desde o seu início, em novembro de 2020, a guerra no norte da Etiópia matou vários milhares de pessoas, deslocou mais de dois milhões e mergulhou centenas de milhares de etíopes em condições de quase fome, de acordo com as Nações Unidas.

As tréguas alcançadas no final de março permitiram o recomeço gradual da entrega de ajuda humanitária por estrada a Tigray, após três meses de interrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+