Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy diz que Europa está cada vez mais perto de um desastre nuclear

26 ago, 2022 - 05:36 • Redação

O Presidente da Ucrânia assegura que a possibilidade foi colocada quando a central de Zaporíjia, ocupada pela Rússia, foi desligada da rede elétrica da Ucrânia.

A+ / A-

Na sua mais recente comunicação ao país, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, volta a pedir a retirada das tropas russas da central nuclear de Zaporíjia e garante que a ocupação russa coloca a Europa a um passo de um desastre nuclear.

“Quero assegurar a todos os ucranianos que estamos a fazer tudo para evitar um cenário de emergência, mas isso não depende só do nosso Estado. É preciso pressão internacional para forçar os ocupantes a saírem imediatamente do território da central nuclear de Zaporíjia, refere Zelenskiy.

O Presidente ucraniano alega que “por cada minuto de permanência dos militares russos na central é um risco de desastre de radiação global”.

A central nuclear de Zaporíjia, controlada pelas tropas russas, foi desligada da rede ucraniana, esta quinta-feira, segundo fontes oficiais.

De acordo com a Agência Nuclear da Ucrânia, o problema terá sido causado por incêndios que danificaram linhas elétricas na zona de Zaporíjia.

Na mesma comunicação ao país, Volodomyr Zelenskiy disse que foi devido à eletricidade de reserva que a central conseguiu operar com segurança.

“Se os geradores a diesel não tivessem ligado, se as máquinas e o pessoal da nossa central não tivessem reagido após o corte de energia, então, já teríamos sido forçados a ultrapassar as consequências de um acidente com radiação”, advertiu.

Na sequência do incidente, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) veio lembrar que “ter um fornecimento seguro de energia fora da rede é essencial para garantir a segurança nuclear".

Espera-se para breve uma visita dos peritos da Agência Internacional de Energia Atómica à central de Zaporíjia.

O diretor-geral da (AIEA), Rafael Grossi, já anunciou que a inspeção poderá ocorrer “nos próximos dias”. A Rússia promete colaborar. O Ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, garantiu ao seu homólogo francês, Sébastien Lecornu, que a Rússia prestará a assistência necessária à AIEA para a realização da visita.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    26 ago, 2022 Paços 21:15
    ...muito por tua culpa e de quem te apoia!

Destaques V+