Tempo
|
A+ / A-

Massacre em escola. Demitido chefe de polícia do Texas devido a falhas

25 ago, 2022 - 06:17 • Lusa

Mais de 370 agentes responderam ao tiroteio, mas demoraram mais de uma hora a confrontar e a abater o atirador, de 18 anos. Vinte uma pessoas morreram.

A+ / A-

O chefe de polícia do Distrito Escolar de Uvalde, no Texas, onde 19 alunos e dois professores foram mortos a tiro, em maio, foi demitido.

O jornal Texas Tribune indicou que o conselho do distrito escolar de Uvalde, perto da fronteira com o México, votou por unanimidade a favor da demissão de Peter Arredondo, três meses após o tiroteio.

O conselho acusou o polícia, então responsável pela operação, de ter demorado a ordenar uma intervenção.

O relatório do comité de investigação constatou que mais de 370 agentes locais, estatais e federais responderam ao tiroteio, mas que demoraram mais de uma hora a confrontar e a abater o atirador, de 18 anos.

Num documento divulgado poucas horas antes da reunião, os advogados de Arredondo disseram que o polícia não estaria presente no que considerou ser um "linchamento público ilegal e inconstitucional".

O chefe de polícia, suspenso desde 22 de junho, tinha pedido ao conselho do distrito escolar de Uvalde um retorno total às suas funções, bem como o encerramento de um processo que considerou infundado.

Na semana passada, o supervisor das escolas de Uvalde, Hal Harrell, tinha recomendado a sua demissão, depois da divulgação de uma série de falhas.

A uma comissão de investigação, o diretor do Departamento de Segurança Pública do Texas, Steven McCraw, considerou que Arredondo tomou “decisões terríveis” à medida que o massacre se desenrolava.

O início das aulas nas escolas de Uvalde foi adiado até 6 de setembro, enquanto decorre uma série de melhorias de segurança e a implementação de serviços de apoio emocional e social, afirmou o conselho escolar, no final de uma reunião na segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+