Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Nove mil soldados ucranianos mortos. UE planeia missão de treino

23 ago, 2022 - 07:08 • Lusa

A guerra provocou 12 milhões de refugiados e de deslocados internos, segundo a ONU. A generalidade da comunidade internacional condenou a Rússia pela invasão.

A+ / A-

A Ucrânia admitiu a morte de cerca de 9.000 dos seus soldados desde o início da invasão russa, há seis meses, enquanto a UE pondera uma missão de "treino" para o exército ucraniano face a uma “guerra duradoura”.

Falando num fórum em Kiev, o comandante-chefe do exército ucraniano, Valery Zaluzhny, considerou que as crianças ucranianas precisavam de uma atenção especial porque os seus pais tinham ido para a frente de combate e "estavam provavelmente entre os quase 9.000 heróis que foram mortos".

Esta é uma das poucas declarações de oficiais ucranianos sobre as suas perdas militares na guerra, iniciada em 24 de fevereiro por Moscovo e que deixou a Ucrânia num estado de destruição.

A estimativa anterior foi feita em meados de abril, quando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que 3.000 militares ucranianos tinham sido mortos e cerca de 10.000 feridos.

Entretanto, enquanto muitos países europeus fornecem equipamento militar à Ucrânia, a União Europeia (UE) está a considerar organizar uma missão de "formação e assistência" ao exército ucraniano nos países vizinhos, disse o chefe diplomático da EU, Josep Borrell.

A proposta será discutida na próxima semana em Praga, no Conselho de Ministros da Defesa da UE.

"Uma guerra que está a decorrer e parece provável que continue requer um esforço não só em termos de fornecimento de equipamento, mas também de treino e assistência na organização do exército", comentou, numa conferência de imprensa em Espanha.

A guerra provocou 12 milhões de refugiados e de deslocados internos, segundo a ONU. A generalidade da comunidade internacional condenou a Rússia pela invasão da Ucrânia.

A União Europeia e países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou o Japão têm decretado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos e fornecido armas à Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+