Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

EUA, França, Alemanha e Reino Unido pedem inspetores em Zaporíjia

21 ago, 2022 - 21:45 • Lusa

Na sexta-feira, Emmanuel Macron afirmou que o homólogo russo, Vladimir Putin, aceitou a visita de inspetores da AIEA, agência da ONU, à central de Zaporijia.

A+ / A-

A central nuclear ucraniana de Zaporíjia, a maior da Europa, está ocupada desde março pelas tropas russas.~

Os líderes norte-americano, francês, alemão e britânico exigiram hoje o envio rápido de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica à central nuclear ucraniana de Zaporíjia (Zaporizhia), a maior da Europa, ocupada desde março pelas tropas russas.

De acordo com um porta-voz de Scholz, os quatro líderes concordaram no envio rápido da missão de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) à central, em redor da qual aumentaram os combates entre russos e ucranianos, fazendo ressurgir o receio de um desastre nuclear, pior do que o ocorrido na central de Chernobyl, em 1986.

Na sexta-feira, Emmanuel Macron afirmou que o homólogo russo, Vladimir Putin, aceitou a visita de inspetores da AIEA, agência da ONU, à central de Zaporijia.

Durante a conversa que mantiveram hoje ao telefone, Macron, Biden, Scholz e Johnson reiteraram o apoio à Ucrânia na "defesa contra a agressão russa".

Na quarta-feira completam-se seis meses sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+