Tempo
|
A+ / A-

Presidente do Chile pede unidade a semanas de nova Constituição ser votada

20 ago, 2022 - 21:34 • Lusa

Mais de 15 milhões de chilenos são chamados às urnas a 4 de setembro para decidir se aprovam uma nova Constituição ou mantêm a atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet e reformada parcialmente em democracia.

A+ / A-

O presidente do Chile, Gabriel Boric, pediu este sábado unidade no país a duas semanas da votação da proposta de uma nova Constituição.

"É da unidade do Chile que sai o melhor dos chilenos e chilenas e o melhor da nossa pátria", afirmou, durante as comemorações dos 244 anos do nascimento do estadista chileno Bernardo O'Higgins.

Mais de 15 milhões de chilenos são chamados às urnas a 4 de setembro para decidir se aprovam uma nova Constituição ou mantêm a atual, herdada da ditadura de Augusto Pinochet e reformada parcialmente em democracia.

Sondagens publicadas na quinta-feira revelaram, com uma diferença de mais de 10 pontos percentuais, a tendência de recusa do novo texto.

Os partidos de direita e centro-esquerda rejeitam a proposta de nova Constituição, que consideram radical, e a esquerda defende a aprovação do texto, apesar de se ter comprometido a alcançar um pacto para reformular os aspetos menos consensuais, numas negociações lideradas pelo chefe de Estado.

A proposta de nova Constituição declara o Chile como um Estado social de direito e consagra direitos como saúde pública e universal, educação gratuita, melhores reformas e acesso à habitação e a água.

O caráter plurinacional do Estado, a reeleição presidencial, o sistema de justiça e a eliminação do Senado são alguns dos temas do texto que geram mais controvérsia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+