Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres defende que produtos russos devem chegar "sem entraves"

20 ago, 2022 - 16:36 • Lusa

O acordo de cereais garante que a Rússia pode exportar os seus produtos agrícolas e fertilizantes, apesar das sanções ocidentais.

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu este sábado, em Istambul, que os fertilizantes e produtos agrícolas russos devem ter acesso "sem entraves" aos mercados mundiais, sob pena de haver uma crise global mundial já em 2023.

"É importante que os governos e o setor privado cooperem para os levar ao mercado", defendeu Guterres, a partir do Centro Comum de Coordenação, que supervisiona a aplicação do acordo sobre a exportação de cereais ucranianos, assinado em julho, por Kiev e Moscovo, sob a égide das Nações Unidas e da Turquia.

O acordo também garante que a Rússia pode exportar os seus produtos agrícolas e fertilizantes, apesar das sanções ocidentais.

"O que vemos aqui em Istambul e Odessa é apenas a parte mais visível da solução. A outra parte deste acordo global é o acesso sem restrições aos mercados mundiais dos alimentos e fertilizantes russos, que não estão sujeitos a sanções", disse Guterres, salientando que apesar disso as exportações de fertilizantes e de produtos russos ainda enfrentam "obstáculos".

"Sem fertilizante em 2022, pode não haver alimentos suficientes em 2023. Tirar mais alimentos e fertilizantes da Ucrânia e da Rússia é essencial para acalmar os mercados (...) e fazer baixar os preços para os consumidores", alertou o secretário-geral da ONU.

António Guterres esteve na Ucrânia esta semana, onde se encontrou na quinta-feira em Lviv (oeste) com os Presidentes ucraniano, Volodymyr Zelensky, e turco, Recep Tayyip Erdogan, antes de viajar para Odessa (sul) na sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+