Tempo
|
A+ / A-

Líderes da Rússia e da China vão participar de cimeira do G20

19 ago, 2022 - 09:05 • Lusa

A presença dos dois vai coincidir com a do presidente dos EUA, Joe Biden, numa altura em que as relações de Washington com Moscovo e Pequim estão no nível mais baixo das últimas décadas.

A+ / A-

O presidente russo e o homólogo chinês vão participar na cimeira do G20, em novembro, avançou o presidente da Indonésia, que atualmente preside ao fórum das maiores economias mundiais.

A presença dos dois chefes de Estado vai coincidir com a do presidente dos EUA, Joe Biden, numa altura em que as relações de Washington com Moscovo e Pequim estão no nível mais baixo das últimas décadas, devido à guerra na Ucrânia e às tensões em torno de Taiwan.

Não era ainda certo se Putin e Xi iam estar na ilha indonésia de Bali para participar da cimeira. O contacto entre Putin e os líderes ocidentais foi praticamente interrompido, após a invasão da Ucrânia, enquanto o líder chinês não sai do país desde o início da pandemia da covid-19.

Mas o presidente indonésio, Joko Widodo, disse em entrevista à Bloomberg que os dois líderes compareceriam à cimeira. "Xi Jinping vem. O presidente Putin também me disse que vem", revelou Widodo.

As autoridades do Kremlin explicaram em junho que Putin aceitou o convite de Widodo, mas que a sua participação pessoal vai depender da situação da pandemia.

Jacarta está sob pressão dos países ocidentais para excluir Vladimir Putin da cimeira, depois de anunciar em abril que o líder russo foi convidado.

Jacarta manteve uma atitude de neutralidade em relação à Ucrânia. Joko Widodo viajou para Kiev e Moscovo no início deste ano.

A Indonésia também convidou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para participar na cimeira. O líder ucraniano, cujo país não é membro do G20, disse que participaria, pelo menos via videoconferência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+