Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres visita porto ucraniano de Odessa

19 ago, 2022 - 05:22 • Lusa

O líder das Nações Unidas vai inteirar-se do processo de exportação de cereais, na véspera de rumar até Istambul, na Turquia.

A+ / A-

Nesta sexta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, conclui uma estada de dois dias na Ucrânia com uma visita a Odessa (sul), cujo porto está a ser utilizado para a exportação de cereais ucranianos através do acordo impulsionado pela própria ONU e pela Turquia.

Guterres chegou na quarta-feira à cidade ucraniana de Lviv para um encontro trilateral com Zelensky e Erdogan, após encontros bilaterais com ambos os chefes de Estado, sobre a exportação de cereais.

Também focado pelos três líderes foi o estado geral do conflito, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação na central nuclear de Zaporijia e as tentativas de envio de uma missão de especialistas internacionais para avaliá-la no terreno.

No dia 20, o chefe das Nações Unidas viaja para Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta que fiscaliza o cumprimento desse pacto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+