Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Colômbia. Mais de 700 kg de cocaína escondidas em latas de atum

19 ago, 2022 - 08:21 • Lusa

Droga apreendida teria como destino a Europa.

A+ / A-

As autoridades colombianas apreenderam 744 quilos de cocaína escondidos em latas de atum numa casa no sudoeste do país, na fronteira com o Equador, disse na quinta-feira a Procuradoria-Geral da República.

A operação foi realizada numa casa em Ipiales, no departamento de Narino, por agentes da Direção Especializada contra o Tráfico de Drogas e do Corpo de Investigação Técnica (CTI, do Ministério Público colombiano). Não foram comunicadas quaisquer detenções.

No local, os investigadores encontraram 100 caixas de cartão contendo latas, nas quais o atum tinha sido trocado por 744 quilogramas de cocaína.

Segundo a investigação, a carga devia alegadamente seguir para a Europa.

Durante o mandato de quatro anos do ex-Presidente colombiano Ivan Duque, terminado em 7 de agosto, 391.947 hectares de coca e 20.722 laboratórios de processamento da droga foram destruídos e 2.071 toneladas de cocaína apreendidas.

Também durante este período, 717 pessoas foram extraditadas, 622 das quais colombianas. As restantes eram nacionais do Equador, do México e da Venezuela.

O Ministério da Justiça colombiano adiantou que 89% dos extraditados estavam envolvidos no tráfico de droga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+