Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zaporíjia. Ucrânia preparada para dar controlo da central à Agência de Energia Atómica

18 ago, 2022 - 05:15 • Marisa Gonçalves com Agências

Na sua mais recente comunicação em vídeo, Zelensky diz que está a ser preparada uma visita de peritos em energia nuclear e volta a apelar à retirada do exército russo.

A+ / A-

O Presidente ucraniano voltou a insistir para que o exército russo abandone a central nuclear de Zaporíjia. Na sua habitual mensagem noturna em vídeo assegura que está a ser planeada uma visita de uma comitiva da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), estando o país preparado para ceder o controlo das instalações.

"Diplomatas ucranianos, especialistas ucranianos em energia nuclear e a Agência Internacional de Energia Atómica estão em permanente contacto e trabalham agora para enviar uma comitiva, em missão especial à central nuclear. Apenas a transparência absoluta e o controlo total da situação na central nuclear de Zaporíjia e arredores por parte da Ucrânia, da comunidade internacional e da Agência podem garantir o retorno gradual à normalidade e a segurança nuclear”, defende.

Volodymyr Zelensky volta a apelar à saída do exército russo da zona da central e dos territórios adjacentes. “Isso deve acontecer sem nenhuma condição e o mais rápido possível. A Ucrânia está preparada para dar o controlo da central à AIEA e a respetiva missão pode ir a Zaporíjia de forma legal, de forma rápida e o mais eficiente possível".

EUA pedem o fim das ações militares em Zaporíjia

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, conversaram por telefone para discutir os recentes desenvolvimentos quanto à central nuclear de Zaporíjia, bem como a ajuda militar dos EUA à Ucrânia.

De acordo com um comunicado emitido pelo Departamento de Estado norte-americano, Antony Blinken condenou as recentes ações russas no interior e ao redor da central nuclear, para além de ter transmitido o empenho dos EUA em prestar apoio e fornecer garantias de segurança.

“O secretário de Estado reafirmou que os Estados Unidos vão continuar a pedir o fim de todas as operações militares nas instalações nucleares da Ucrânia ou junto delas, o regresso do controlo total dessas instalações à Ucrânia e apelar a que Moscovo termine esta guerra contra um vizinho soberano”, refere o mesmo comunicado.

A situação na central nuclear de Zaporíjia e as tentativas de envio de uma missão de especialistas internacionais serão, nesta quinta-feira, temas de conversa entre António Guterres, o secretário-geral das Nações Unidas e o chefe de Estado da Ucrânia num encontro que deverá acontecer na cidade ucraniana de Lviv.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+