Tempo
|
A+ / A-

Região chinesa com trabalho que pode "equivaler à escravatura", alerta ONU

17 ago, 2022 - 14:44 • Lusa

Tomoya Obokata, especialista das Nações Unidas relata a existência de “dois sistemas” em que são utilizados trabalhos forçados em Xinjiang.

A+ / A-

As minorias étnicas na região de Xinjiang estão a ser sujeitas a trabalhos, principalmente na agricultura e em unidades industriais, que podem "equivaler à escravatura", segundo um relatório de um especialista independente da ONU.

Num relatório publicado na terça-feira, o relator especial da ONU sobre formas contemporâneas de escravatura declarou que o Estado chinês organizou "dois sistemas" em que são utilizados trabalhos forçados, citando 'think tanks', relatórios de organizações não-governamentais (ONG) e depoimentos de vítimas.

O autor do relatório, Tomoya Obokata, menciona em primeiro lugar os "centros de educação e formação profissional", nos quais as minorias são "detidas e submetidas a colocações profissionais".

O segundo sistema relaciona-se com o programa de redução da pobreza e a "transferência de mão-de-obra local não qualificada" para Xinjiang ou mesmo para outros lugares da China.

"Esses programas podem criar oportunidades de emprego para minorias e melhorar os seus rendimentos", sublinhou o relator especial.

Mas, "a extensão dos poderes exercidos sobre os trabalhadores envolvidos (...) pode, em alguns casos, equivaler à escravatura", apontou.

O documento refere-se a "vigilância excessiva" sobre colaboradores, "restrições à circulação através do internamento", "ameaças, violência física e/ou sexual e outros tratamentos desumanos e degradantes".

No entanto, isso "merece mais análise independente", observou o relatório, que além de testemunhos de vítimas e investigações académicas independentes, inclui dados do Governo.

Os relatores especiais são especialistas independentes indicados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas que não falam em nome da organização.

A região de Xinjiang, no noroeste da China, foi palco de ataques mortais contra civis, que as autoridades afirmam terem sido cometidos por separatistas islâmicos uigures, o principal grupo étnico da região.

O território, com três vezes o tamanho da França, está sob fortes medidas de vigilância há vários anos.

Várias investigações ocidentais acusam Pequim de ter colocado mais de um milhão de uigures e membros de outras etnias muçulmanas em "campos de reeducação", de impor "trabalhos forçados" e "esterilizações forçadas".

Os Estados Unidos e vários países declaram que está a ocorrer um "genocídio", situação que Pequim nega veementemente.

Durante uma rara visita à China em maio, Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, pediu a Pequim que evite medidas "arbitrárias" em Xinjiang, denunciando ainda "atos violentos de extremismo" na região.

No mês passado, o Presidente chinês, Xi Jinping, visitou Xinjiang pela primeira vez desde 2014, tendo elogiado os progressos socioeconómicos da região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+