Tempo
|
A+ / A-

estudo

Guerra nuclear entre EUA e Rússia poderia matar 5 mil milhões de pessoas

17 ago, 2022 - 15:22 • Pedro Valente Lima

As explosões nucleares distorceriam o clima do planeta, provocando uma queda abrupta do abastecimento alimentar. No final, restaria a fome à escala mundial.

A+ / A-

Um hipotético conflito nuclear entre os Estados Unidos e a Rússia poderia ser fatal para dois terços da população mundial. No entanto, o estudo da Universidade de Rutgers, de Nova Jérsia, sugere que a grande maioria das mortes resultaria da fome generalizada.

Numa altura marcada pela guerra entre Rússia e Ucrânia e a tensão no Estreito de Taiwan, a investigação teoriza que as detonações nucleares seriam responsáveis por um aumento estratosférico da fuligem libertada para a atmosfera, o suficiente para bloquear a radiação solar.

Face à diminuição da energia solar recebida, o planeta assistiria à redução severa da temperatura - do ar e do mar - e das chuvas, por exemplo. Consequentemente, as cadeias de produção alimentar globais entrariam em colapso.

O estudo analisou seis cenários distintos, incluindo a maioria dos países detentores de armas nucleares. Mesmo o cenário mais 'suave', entre Índia e Paquistão, poderá libertar cinco teragramas (o que equivale a cinco mil milhões de quilos) de fuligem e provocar uma queda de 7% na produção agrícola mundial. No final, mais de dois mil milhões de pessoas correriam o risco de morrer à fome.

No entanto, os autores salientam aquele que seria o pior caso possível. Um confronto entre Estados Unidos e Rússia libertaria 150 teragramas de fuligem, o suficiente para, no espaço de quatro anos, a temperatura do ar baixar 16ºC e os mares arrefecerem 6ºC.

Tratando-se de dois dos principais países exportadores de alimentos, as consequências seriam catastróficas para o mercado mundial. Em apenas dois anos, a produção animal à escala global poderá cair até 81%. Já no prazo de três anos, o peixe disponível reduziria em quase 40%, enquanto a produção agrícola registaria o pior cenário: uma queda de 90% à escala global.

Feitas as contas, as maiores potências nucleares do mundo poderiam condenar à morte mais de cinco mil milhões de pessoas.

Mesmo no caso "mais otimista", em que se reduz o desperdício alimentar em 100% e há uma distribuição equitativa de alimentos a nível mundial, estas medidas apenas permitiriam resistir às detonações intermédias, a rondar os 47 teragramas de fuligem emitida.

No final, Alan Robock, um dos investigadores do estudo, conclui de forma bastante simples: "Temos de evitar uma guerra nuclear".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+