Tempo
|
A+ / A-

Etiópia atravessa "o pior desastre na Terra", alerta OMS

17 ago, 2022 - 19:19 • Teresa Almeida com Redação

Comparando as crises ucraniana e etíope, o diretor-geral da OMS reconhece uma potencial guerra nuclear é digna de todo os recursos, mas ao nível humanitário nada é mais grave do que o que se está a passar na Etiópia.

A+ / A-

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o conflito interno na Etiópia é "o pior desastre na Terra".

Em declarações à imprensa, o responsável indica que quase um total de seis milhões de pessoas estão em privação, no país africano, sem comida, medicamentos, dinheiro, comunicações e outros serviços básicos.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, nascido na região do Tigray, na Etiópia admite que a cor da pele pode ser uma das explicações para a falta de interesse internacional na crise.

"Eu não ouvi até agora nenhum chefe de Estado falar disto. Quando é que o mundo volta a ter sensibilidade e apela à Humanidade?", questiona.

"O secretario de estado Anthony Blinken, falava há uns meses de uma limpeza, até pode ser mais do que isso. Mas porque que é que as pessoas não dizem a verdade. Porque é que as pessoas não levam isto a sério, especialmente aqueles que podem influenciar o mundo, os que tem tudo nas mãos para fazer isso acontecer?", reitera.

Comparando as crises ucraniana e etíope, o diretor-geral da OMS reconhece uma potencial guerra nuclear é digna de todo os recursos, mas ao nível humanitário nada é mais grave do que o que se está a passar na Etiópia.

Tedros Ghebreyesus admite ter medo de que "podemos estar a caminhar para um guerra nuclear", na Ucrânia, mas, em termos crise humanitária, o responsável defende que a de Tigray é "muito maior".

"É por isso que apelo ao governo etíope que resolva esta questão pacificamente. Eu também apelo ao governo russo que urgentemente escolha a paz. Porque se eles quiserem a paz pode ser reposta", conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    18 ago, 2022 Porto 11:29
    Nesta divagação terminam aqui as reformas por estatuto, apenas por alma, o Zé Povinho tem a mesma reforma do magnata, um governo do povo para o povo, trabalhar, encontrar essa remoneração que resulta da diluição das encandalosas, trabalhar, conseguir resolver os nossos problemas o mais depressa possível para ficar aberto ao ponto de ajudar os outros que neste tempo morrerem de fome, crianças, velhos, esperanças num mundo que não deveria ser assim Aí sim seremos grandes aos olhos de Deus e dos Homens por ele amados.
  • Desabafo Assim
    18 ago, 2022 Porto 11:17
    Pela porta entreaberta , aqui, além, acolá, entrará um ou uma que dirá, não quero os votos dos eleitores politizados para mim me bastam os que não votam, a esses lhes digo, levantem-se, vão votar em mim que o tempo da ditadura chegou ao fim, levantem-se e vamos fazer a mudança, não governarei jamais, só convocarei para eleger um verdadeiro conselho de estado bem real, Hernani Lopes, Francisco Sarsfield, Fátima Lopes, etc, nenhum político, esses vão ter de governar estando esse governo numa câmara baixa.
  • Desabafo Assim
    18 ago, 2022 Porto 10:47
    Coisas, aos estudantes do Corão ser-lhe-á perguntado "o que fizeste para proteger a mulher da besta que impera na miséria" e aos países ricos, a quem foi dado muito, que fizeste. Muito lhes vai ser pedido. Virá o dia que semelhante atitude será considerada escândalo, e não está longe, o populismo é algo a temer nas sociedades ditas democráticas pelos atuais políticos, uma porta está entreaberta para o melhor e para o pior. O populismo surgirá como uma "primavera" e será encabeçada por um alguém que não quer governar, de tudo o que ele ou ela representa só uma coisa se tem por certa "incorruptível".

Destaques V+