Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Embaixador português no Qatar exonerado depois de polémicas

17 ago, 2022 - 00:00 • João Malheiro

António José Alves de Carvalho estava no cargo desde 2020 e sai na sequência de dois casos diplomáticos em ano de Mundial no país.

A+ / A-

O embaixador português em Doha, no Qatar, foi exonerado pelo Presidente da República, por proposta do Governo.

António José Alves de Carvalho estava no cargo desde 2020 e sai na sequência de dois casos diplomáticos em ano de Mundial no país.

Primeiro, o caso do português que está retido nas instalações da embaixada, sem condições, a aguardar julgamento. E, mais tarde, a entrevista do chefe de missão da embaixada que considerou que que os trabalhadores com pele mais escura estão mais aptos a trabalhar durante mais tempo sob temperaturas elevadas.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros condenou a "discriminação racial" destas declarações, mas não se pronunciou se o representante continuaria em funções ou não.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    17 ago, 2022 Cacém 22:38
    Não deixa de ser curioso o facto do Chefe da nossa Missão Diplomática no Qatar ter sido exonerado pelo Presidente da República por proposta do governo, o mesmo Presidente da República que nunca respondeu a uma exposição que lhe dirigi sobre o seu lamentável comportamento aquando do Dia de Portugal na Expo Dubai 2020 e o mesmo governo cujo Ministro dos Negócios Estrangeiros remeteu para o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social ( imagine-se! ) uma outra exposição que lhe dirigi sobre a triste presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, no Dia de Portugal, na Expo Dubai 2020. Em resumo, a incompetência exonerou a incompetência.

Destaques V+