Tempo
|
A+ / A-

Guterres visita Ucrânia na quinta-feira

16 ago, 2022 - 17:52 • Ricardo Vieira

Secretário-geral das Nações Unidas tem encontrados marcados com os presidentes ucraniano e turco e visita a cidade de Odessa.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, regressa esta semana à Ucrânia para um encontro com os presidentes ucraniano e turco.

A notícia da visita de António Guterres foi anunciada esta terça-feira por um porta-voz das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU tem reunião marcada, na quinta-feira, com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e com o presidente turco Tayyip Erdogan.

Guterres vai encontrar-se com Zelensky na cidade de Lviv, na parte ocidental da Ucrânia. Os dois responsáveis vão falar de vários temas, nomeadamente da situação de tensão na zona da central nuclear de Zaporíija e a procura de soluções diplomáticas para o fim da guerra na Ucrânia.

No dia seguinte, sexta-feira, António Guterres desloca-se à cidade portuária de Odessa, que retomou nas últimas semanas a exportação de cereais.

O primeiro navio humanitário fretado pela ONU para transportar cereais ucranianos deixou hoje o porto de Pivdenny, para África, com cerca de 23.000 toneladas, anunciou o Ministério das Infraestruturas da Ucrânia.

O secretário-geral das Nações Unidas regressa à Ucrânia depois de uma primeira visita no final de abril.

O representante da Ucrânia no Vaticano, Andrii Yurash, disse hoje que a Ucrânia vai convidar o Papa para visitar Bucha, cidade perto de Kiev, para que veja as evidências dos alegados crimes de guerra da Rússia na Ucrânia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+