Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Departamento de Justiça dos EUA

Buscas à casa de Trump. Divulgar 'affidavit' poria em risco investigação em curso

16 ago, 2022 - 09:41 • Redação

Tornar o documento público causaria "danos irreparáveis" à investigação que tem o ex-Presidente dos EUA como alvo, diz o Departamento de Justiça.

A+ / A-

O Departamento de Justiça dos EUA defende que divulgar mais detalhes do mandado de buscas à casa de Donald Trump na Flórida causaria "danos irreparáveis" à sua investigação ao ex-Presidente.

Por esse motivo, defendem os procuradores, deve manter-se confidencial o 'affidavit', o documento do tribunal com as provas exigidas para se obter o mandado de buscas.

"Se for divulgado, o 'affidavit' serviria como roteiro da investigação que o governo tem em curso, fornecendo detalhes específicos sobre o rumo dessa investigação, de uma forma altamente provável de comprometer os próximos passos da investigação", escreveram num documento entregue esta segunda-feira em tribunal.

Agentes do FBI levaram a cabo buscas a Mar-a-Lago na semana passada, tendo na mira alegados documentos confidenciais e sensíveis que o ex-Presidente terá trazido consigo da Casa Branca quando foi substituído na presidência por Joe Biden, após as eleições de 2020.

Foi a primeira vez que a casa de um ex-chefe de Estado foi alvo de buscas no âmbito de uma investigação criminal.

Durante as buscas, foram recuperados 11 conjuntos de documentos classificados, de acordo com o documento do mandado que foi divulgado na sexta-feira. Depois disso, vários media têm requerido que também o 'affidavit' seja tornado público, uma possibilidade que o Departamento de Justiça rejeitou esta segunda-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+