Tempo
|
A+ / A-

Sismo de magnitude 5,4 registado no golfo de Cadiz à mesma hora de abalo no Algarve

15 ago, 2022 - 06:21 • Lusa

O Instituto Geográfico de Espanha relatou que o sismo ocorreu a uma profundidade de 62 quilómetros, por volta das 22h20 horas (menos uma hora em Portugal Continental). Não foram registados danos ou vítimas.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 5,4 na escala de Richter foi registado este domingo pelo Instituto Geográfico espanhol no golfo de Cádiz, e terá sido sentido pela população, à mesma hora que foi registado um abalo, menor, no Algarve.

O Instituto Geográfico de Espanha relatou que o sismo ocorreu a uma profundidade de 62 quilómetros, por volta das 22h20 horas, com latitude 35,92 graus e longitude -8.5681.

Por seu lado, o Serviço de Emergência 112 da província da Andaluzia informou que recebeu chamadas de pessoas que sentiram um abalo na província de Huelva.

Não foram registados danos pessoais ou materiais.

Em Portugal, um sismo de magnitude 4,5 na escala de Richter foi registado este domingo pelas 21h20 (menos uma hora que em Espanha, onde a essa hora eram 22h20), com epicentro a 120 quilómetros da cidade de Faro, no Algarve.

A informação foi divulgada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, num aviso publicado no seu 'site'.

De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV [escala de Mercalli modificada] nos concelhos de Faro e Lagoa", acrescenta o IPMA.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Rodrigues Ribei
    15 ago, 2022 Esposende 18:19
    Foi o mesmo sismo. https://twitter.com/JoseRodRibeiro/status/1558926676293206022 É normal que centros sismológicos diferentes dêem estimativas de magnitude diferentes também, até porque ha´várias formas diferentes de medir e de definir a amgnitude de um sismo.

Destaques V+