Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão China-Taiwan

Nova delegação de congressistas dos EUA visita Taiwan

14 ago, 2022 - 16:19 • Lusa

Menos de duas semanas depois da passagem da presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, grupo de governantes norte-americanos irá reunir-se durante dois dias com representantes do governo da ilha.

A+ / A-

Uma nova delegação de congressistas dos Estados Unidos desembarcou este domingo em Taiwan, 12 dias após a controversa visita da presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, que foi encarada pela China como uma afronta.

De acordo com um comunicado do Instituto Americano de Taiwan, divulgado pela agência Europa Press, a delegação irá reunir-se durante a visita de dois dias com representantes do governo da ilha onde em 1949 se refugiou o governo nacionalista do Kuomintang derrotado pelas forças comunistas de Mao Zedong na guerra civil chinesa.

O grupo bipartidário, liderado pelo senador democrata de Massachusetts Ed Markey, discutirá "relações bilaterais, segurança regional, comércio, investimento, mudança climática e outras questões de interesse mútuo", acrescenta o comunicado.

O senador está acompanhado dos deputados Alan Lowenthal, John Garamendi, Don Beyer e Aumua Amata Coleman Radewagen.

Este encontro acontece depois de a visita de Nancy Pelosi ao território, no início do mês, ter provocado indignação política em Pequim, que reclama Taiwan, que tem independência de facto, mas não formal, como parte integrante da República Popular da China, que ameaça regularmente com a possibilidade de intervenção armada para prevenir tentativas de declaração de independência por Taiwan.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+