Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Talibãs dispersam manifestação de mulheres com tiros para o ar

13 ago, 2022 - 15:14 • Lusa

Grupo de mulheres exigia direito ao trabalho e à educação, um ano depois de os extremistas terem chegado ao poder no Afeganistão.

A+ / A-

Os talibãs dispararam hoje para o ar em Cabul para dispersar uma manifestação de mulheres que exigiam o direito ao trabalho e à educação, um ano depois de os islamistas terem chegado ao poder no Afeganistão.

Cerca de 40 mulheres cantando "Pão, trabalho e liberdade" passaram pelo Ministério da Educação antes de um grupo de combatentes talibãs as dispersar disparando para o ar em rajadas, cerca de cinco minutos após o início da marcha, constaram no local jornalistas da agência de notícias AFP.

As manifestantes carregavam uma faixa onde se podia ler "15 de agosto é um dia negro", em referência à data da captura de Cabul em 2021 pelos talibãs.

"Justiça, justiça. Estamos fartos da ignorância", foi uma das palavras de ordem do protesto.

Os talibãs, vestidos com uniforme militar e armados bloquearam um cruzamento em frente às manifestantes e começaram a atirar para o ar. Um deles simulou um tiro fazendo mira sobre as manifestantes, observou um jornalista da AFP.

Algumas das manifestantes refugiaram-se em lojas próximas, onde foram perseguidas e agredidas pelos talibãs.

A tomada do poder pelos talibãs, em 15 de agosto de 2021, representou o regresso ao Afeganistão da interpretação mais severa da lei islâmica ou 'sharia', que retirou por completo às mulheres afegãs os direitos que tinham conquistado nos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+