Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suspeito de ataque a Salman Rushdie acusado de agressão e tentativa de homicídio

13 ago, 2022 - 17:04 • Diogo Camilo

Hadi Matar, de 24 anos, "vai continuar detido e sem possibilidade de sair sob fiança". O escritor continua hospitalizado este sábado, "está ligado a ventilador" e "pode perder um olho”.

A+ / A-

O homem suspeito de atacar o escritor Salman Rushdie na sexta-feira foi acusado de tentativa de homicídio e agressão, anunciaram este sábado procuradores do condado de Chautauqua.

Hadi Matar, de 24 anos, residente do estado de Nova Jersey, vai continuar detido e sem possibilidade de sair sob fiança.

“O indivíduo responsável pelo ataque de ontem, Hadi Matar, foi agora formalmente acusado de tentativa de homicídio em segundo grau e agressão em segundo grau”, avançou o procurador-geral do condado de Chautauqua, Jason Schmidt, em comunicado, acrescentando que as autoridades estão a trabalhar para compreender o planeamento e a preparação que antecederam o ataque e determinar se o suspeito será alvo de outras acusações.

Salman Rushdie continua hospitalizado este sábado e, segundo o seu agente, “está ligado a um ventilador, incapaz de falar e pode perder um olho”, depois de ter sido alvo de um esfaqueamento no palco do centro cultural Chautauqua Institution, por volta das 10h45 (hora local) de sexta-feira. Hadi Matar estava entre o público da conferência em que o escritor ia participar.

Alvo de uma fatwa desde 1989 devido à forma como retrata o Islão no seu livro "Os Versículos Satânicos", a morte de Salman era recompensada em cerca de três milhões de euros por parte de um grupo extremista iraniano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+