Tempo
|
A+ / A-

RD Congo. Mais de 800 prisioneiros evadiram-se após ataque a prisão

11 ago, 2022 - 08:04 • Olímpia Mairos

As fugas das prisões superlotadas e mal protegidas do Congo são comuns. Em 2020, as Forças Democráticas Aliadas estiveram ligadas a uma fuga que libertou mais de 1.300 presos na cidade oriental de Beni.

A+ / A-

Mais de 800 prisioneiros evadiram-se depois de um grupo de homens armados ter atacado uma prisão na cidade de Butembo, no leste da República Democrática do Congo, na terça-feira.

Segundo a Reuters, que cita as autoridades locais, a ação é atribuída a um grupo militante islâmico

De acordo com o porta-voz das operações do exército contra grupos armados na província de Kivu do Norte da República Democrática do Congo, Antony Mwalushayi, dois polícias e um civil foram mortos e parte das instalações ficaram danificadas devido a um incêndio.

“O inimigo estava fortemente armado com um número de pelo menos 80 indivíduos. Eles conseguiram arrombar a prisão e libertar todos os prisioneiros”, disse Mwalushayi, sem adiantar quantos prisioneiros haviam escapado.

Nestas declarações, Mwalushayi disse acreditar de que as Forças Democráticas Aliadas (ADF) estavam por trás do ataque. O grupo armado ugandês, que atua no leste do Congo desde a década de 1990, tem ligações com o Estado Islâmico e é responsável por repetidos massacres.

Já a diretora da prisão Brunelle N'kasa disse mais tarde à Reuters que apenas 58 dos 874 presos permaneceram na prisão.

Na sequência do incidente, o prefeito de Butembo, Mowa Baeki-Telly, apelou aos moradores para ajudarem a reunir os prisioneiros.

As fugas das prisões superlotadas e mal protegidas do Congo são comuns. Em 2020, as Forças Democráticas Aliadas estiveram ligadas a uma fuga que libertou mais de 1.300 presos na cidade oriental de Beni.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+