Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética

Alemanha quer Portugal como ponto de partida de novo gasoduto europeu

11 ago, 2022 - 12:42 • Redação com Reuters

Chanceler alemão defende gasoduto entre Portugal e o centro da Europa para acabar com dependência energética da Rússia. Governo português não comenta, mas ressalta importância das interconexões comunitárias.

A+ / A-

O chanceler alemão, Olaf Scholz, advogou esta quinta-feira a construção de um gasoduto a partir de Portugal, passando por Espanha e França, até ao centro da Europa, para acabar com a atual dependência energética da Rússia.

"Estou muito empenhado num gasoduto que, infelizmente, nos faz falta hoje, o gasoduto que deveria ter sido construído entre Portugal e Espanha, passando pela França e indo até à Europa Central", disse aos jornalistas numa conferência de imprensa em Berlim. "Seria uma enorme contribuição para aliviar a situação do abastecimento."

Scholz também adiantou que já abordou esta ideia com os líderes de Portugal, Espanha, França e com a Comissão Europeia em Bruxelas, e assegura que tem exercido fortes pressões a favor da criação deste projeto.

"Eu, juntamente com os meus dois colegas de Espanha e Portugal, mas também em conversas com o Presidente francês e o Presidente da Comissão Europeia, tenho defendido fortemente que abordemos um projeto desta natureza."

Questionado sobre as declarações de Scholz esta manhã, o Governo português não quis comentar, embora o secretário de Estado da presidência do Conselho de Ministros tenha reconhecido a importância e urgência desta questão.

"As interligações com o resto da Europa são uma grande prioridade estratégica nacional, não foram tratadas neste Conselho de Ministros mas o Governo tem todos os dias, obviamente, acompanhado essa questão e colocado essa matéria no centro das suas prioridades", garantiu André Moz Caldas em conferência de imprensa.

MidCat, o projeto suspenso

Em Berlim, o chanceler alemão lamentou a interrupção de um projeto semelhante ao agora proposto, há alguns anos -- o MidCat, um gasoduto que serviria para ligar a Península Ibérica ao sul de França, que na altura foi considerado pouco económico dado o preço barato do gás natural importado à Rússia.

No rescaldo da invasão da Ucrânia pela Rússia, no final de fevereiro, o primeiro-ministro português já tinha defendido "o aumento das interconexões entre Portugal e Espanha e de Espanha com o conjunto da Europa" para mitigar a dependência europeia em cerca de 40% do gás russo.

Na altura, António Costa destacou esta opção como "absolutamente decisiva para aumentar significativamente a segurança energética da Europa".

Recentemente, também o secretário de Estado da Energia defendeu que, para acabar com a dependência energética de Moscovo, a UE tem de repensar a sua estratégia, focando atenções na Península Ibérica e na sua abordagem à segurança energética -- fornecedores diversificados e uma aposta maior no Gás Natural Liquefeito.

[atualizado às 15h30]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    11 ago, 2022 Funchal 12:20
    Não são capazes de acertar num aeroporto, imaginem um gasoduto!!!

Destaques V+