Tempo
|
A+ / A-

EUA

Investigação à Organização Trump. Ex-Presidente vai ser ouvido pelo Ministério Público

10 ago, 2022 - 11:48 • Redação

Trump tentou evitar, durante meses, este momento que poderá marcar viragem na investigação civil às práticas empresariais do ex-chefe de Estado.

A+ / A-

O ex-Presidente dos EUA, Donald J. Trump, vai prestar depoimentos sob juramento no gabinete da procuradoria geral de Nova Iorque esta quarta-feira, num passo importante na já longa investigação civil às suas práticas empresariais e às suspeitas de fraude e corrupção.

A audiência à porta fechada poderá marcar uma reviravolta no processo; depois de meses a lutar para evitar ser questionado pelas autoridades judiciais, o que o ex-chefe de Estado disser poderá alterar o resultado da investigação aos seus negócios e à Organização Trump.

Donald Trump será ouvido dias depois de o FBI ter feito buscas no campo de golfe do empresário em New Jersey, no âmbito de uma investigação a material sensível que o ex-Presidente terá retirado da Casa Branca após perder as eleições para Joe Biden em 2020.

Trump continua a declarar-se inocente de todas as acusações, acusando as autoridades de um "ataque" que "só deveria ter lugar em países desfeitos de terceiro mundo" e exigindo que a atual procuradora de Nova Iorque, Letitia James, seja investigada pelo que diz ser uma "caça às bruxas" contra a sua pessoa.

"Em Nova Iorque esta noite", escreveu ontem na sua conta da rede social Truth Social, que criou depois de ter sido expulso do Twitter.

"Amanhã vou ver a procuradora-geral racista de Nova Iorque, na continuação da maior caça às bruxas da história dos EUA! Os que me acompanham e eu próprio estamos a ser atacados de todos os lados. Uma república das bananas!"

A investigação da procuradoria de Nova Iorque arrancou em março de 2019, com os advogados da equipa de Letitia James debruçados sobre se a Organização Trump inflacionou o valor dos seus hotéis, clubes de golfe e outros bens de forma ilegal.

No início deste ano, James indicou num documento entregue em tribunal que há fortes indícios de práticas empresariais "fraudulentas e enganadoras" por parte do ex-Presidente e da sua empresa, embora sublinhasse que o seu gabinete precisa de questionar Trump e dois dos seus filhos adultos para determinar quem foi o responsável por esta conduta.

O depoimento de Trump, dias depois de a procuradoria ter ouvido Ivanka e Donald Trump Jr., marca o início da reta final da investigação -- uma que, por ser civil, permite que Trump seja formalmente processado mas não criminalmente indiciado.

Apesar disto, o espectro de acusações criminais pende sobre este depoimento, indica o "New York Times", porque o gabinete do procurador distrital de Manhattan tem estado a conduzir uma investigação criminal paralela para apurar se Trump inflacionou de forma fraudulenta as avaliações de propriedades suas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+