Tempo
|
A+ / A-

Dezenas de migrantes desaparecidos após naufrágio ao largo da Grécia

10 ago, 2022 - 08:55 • Lusa

Está em marcha uma operação de resgate. Buscas estão a ser dificultadas por ventos fortes na zona.

A+ / A-

A Grécia lançou uma operação de busca para tentar encontrar dezenas de migrantes cuja embarcação naufragou ao largo da ilha de Cárpatos, no sudeste do Mar Egeu, anunciou a guarda costeira grega.

Até agora, 29 pessoas, afegãos, iraquianos e iranianos, foram resgatadas e a busca continua, porque, de acordo com as suas declarações, entre 20 e 50 outras pessoas estavam no barco afundado", disse um funcionário do gabinete de imprensa da guarda costeira à agência francesa AFP.

O naufrágio ocorreu durante a noite.

O barco saiu da cidade costeira turca de Antalya e tinha como destino a Itália.

Quatro barcos na área do naufrágio, dois barcos de patrulha da guarda costeira e um helicóptero da força aérea grega foram mobilizados para tentar encontrar os migrantes desaparecidos.

A busca estava a ser dificultada por ventos fortes na zona, de acordo com a guarda costeira grega.

Várias centenas de pessoas morrem todos os anos no Mar Egeu, no sudeste do Mediterrâneo, ao tentarem atravessar da Turquia para a Grécia, de onde pretendem seguir para o norte da Europa, de acordo com a ONU e organizações não-governamentais.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início do ano 65.422 pessoas chagaram à Europa através do mar. Mais de 1.200 estão dadas como desaparecidas ou mortas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+