Tempo
|
A+ / A-

3.º protesto do verão. Tripulantes da Ryanair iniciam nova greve em Espanha

08 ago, 2022 - 06:37 • Lusa

Greves já cancelaram 319 voos com origem ou destino em Espanha nos meses de junho e julho e provocou atrasos em 3.700 ligações.

A+ / A-

A tripulação de cabine da Ryanair, em Espanha, inicia esta segunda-feira a terceira greve do verão, convocada novamente pelos sindicatos USO e SITCPLA, devido à recusa da companhia aérea irlandesa em retomar as negociações do novo Acordo coletivo.

A greve, que se vai prolongar até 7 de janeiro de 2023, vai decorrer através de paragens semanais de 24 horas, entre segunda a quinta-feira, para as quais são convocados cerca de 1.600 trabalhadores das empresas Ryanair, Crewlink e Workforce.

O protesto dos tripulantes cancelou 319 voos com origem ou destino em Espanha nos meses de junho e julho e provocou atrasos em 3.700 ligações, segundo os sindicatos que convocaram o protesto.

Segundo os sindicatos, em junho e julho a Ryanair despediu 11 tripulantes de cabine "por exercerem o seu direito à greve", algo que a empresa nega.

Os representantes dos trabalhadores condenaram também o Ministério do Trabalho espanhol que, nas palavras de um dirigente do sindicato USO, Ernesto Iglesias, "não deu sinais de vida" nas semanas da última greve e não se quis assumir como mediador no conflito.

O mesmo sindicalista, numa declaração enviada na ocasião aos meios de comunicação social, afirmou que a Ryanair usou trabalhadores de bases que tem fora de Espanha para "furar a greve", em desrespeito pela legislação espanhola, o que foi comunicado à inspeção de trabalho e deverá resultar numa sanção à companhia aérea.

As greves visam "obrigar a Ryanair a cumprir a lei espanhola", dizem os sindicatos, segundo os quais estão em causa direitos laborais associados a atualizações salariais, férias, folgas e períodos de descanso.

Segundo os sindicatos, há salários na Ryanair que não atingem o salário mínimo espanhol e sublinham que isto mesmo foi confirmado por inspeções das autoridades do trabalho em bases da companhia aérea irlandesa em Espanha.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+