Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médio Oriente

Conflito entre Israel e Palestina. Egito está a mediar.

06 ago, 2022 - 03:06 • Núria Melo com Agências

A República Árabe do Egito diz estar a desenvolver contactos intensos e contínuos para tentar conter a situação em Gaza e proteger vidas e bens.

A+ / A-

Um conflito que começou após o ataque israelita a Gaza que matou o 'número dois' da Jihad Islâmica Palestiniana informação divulgada por uma fonte governamental.

A República Árabe do Egito diz estar a desenvolver contactos intensos e contínuos para tentar conter a situação em Gaza e proteger vidas e bens.

Garantia deixada pelo ministro do Exterior egípcio, em comunicado.

O Egito, que foi o primeiro país árabe a reconhecer o Estado de Israel, em 1979, e que tem fronteira com Gaza, tem sido, o principal interlocutor entre o Governo israelita e as milícias palestinianas, assim como entre as diferentes fações palestinianas.

Em maio desempenhou um papel decisivo para que o exército israelita e as milícias palestinianas, em Gaza, concordassem com uma trégua após onze dias de confrontos na pior escalada militar entre ambos desde 2014.

A nação árabe tenta repetir essa ação, após a ofensiva lançada contra a Jihad Islâmica por Israel, que a considerou "preventiva", e o lançamento de foguetes, em retaliação, por parte daquela organização palestiniana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+