Tempo
|
A+ / A-

Putin e Erdogan discutem conflitos na Ucrânia e na Síria

05 ago, 2022 - 05:11 • Lusa

Os líderes dos dois países vão abordar o restabelecimento das exportações a partir dos portos ucranianos. No mesmo encontro, o presidente turco vai procurar obter a aprovação de Putin para uma nova operação militar no norte da Síria, contra as milícias curdas.

A+ / A-

Os presidentes da Rússia e da Turquia, Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, respetivamente, reúnem-se esta sexta-feira na estância balnear russa de Sochi com uma agenda dominada pela guerra na Ucrânia e a posição de Ancara no conflito sírio.

Erdogan irá assegurar a Putin que pretende continuar a atuar como mediador para um cessar-fogo duradouro na Ucrânia, segundo avançou, na véspera do encontro, a estação pública turca TRT.

O mais recente esforço de mediação por parte da Turquia levou à assinatura, em 22 de julho, de um acordo para permitir o restabelecimento das exportações de cereais de três portos ucranianos, coordenada a partir de Istambul e com a participação de delegados russos, ucranianos, turcos e das Nações Unidas.

Erdogan, como garante do acordo, irá assegurar, em Sochi, que Putin mantém a sua aprovação às exportações de cereais enquanto são discutidos aspetos das sanções financeiras europeias à Rússia.

Outra questão em cima da mesa será a tentativa de Erdogan de obter a aprovação de Putin para uma nova operação militar turca no norte da Síria contra as milícias curdas, as Unidades de Proteção Popular (YPG), que o Presidente turco está a anunciar há semanas.

A Rússia é o principal apoio militar do ditador sírio Bashar al-Assad, enquanto a Turquia apoia as milícias islâmicas que se opõem ao regime de Damasco desde o início da guerra civil, em 2011.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    07 ago, 2022 Lisboa 18:30
    Estes dois, são demasiado "amigos" para um ser da NATO e outro Russo. Tem de haver canais diplomáticos, mesmo com a Rússia, mas este Erdogan ... Espero estar enganado, mas eu não confiaria nele nem para atravessar uma rua vedada ao trânsito, quanto mais para conversações de paz no meio duma guerra.

Destaques V+