Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tensão China-Taiwan

China anuncia sanções contra Nancy Pelosi por visita a Taiwan

05 ago, 2022 - 11:41 • Diogo Camilo

Pequim descreve a passagem pelo território como uma "escandalosa provocação". Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, acusa a China de “tentar isolar Taiwan" e utilizar a visita “como desculpa” para uma demonstração de força

A+ / A-

A China avançou esta sexta-feira com sanções contra a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, pela sua visita a Taiwan esta semana, que descrevem como uma “escandalosa provocação”.

A passagem de Pelosi pelo território que a China vê como parte do seu território, mas que tem sido governado de maneira independente desde 1949, foi considerada “imprudente” pela própria Casa Branca, com Pequim a entender que as tensões criadas entre China e Taiwan foram “inteiramente causadas” pela governante norte-americana.

“Apesar dos avisos da China e de firme oposição, a presidente da Câmara dos Representantes Nancy Pelosi insistiu em visitar a região chinesa de Taiwan. Tal constitui uma grave interferência nos assuntos internos da China, prejudica a soberania e integridade territorial da China e atropela seriamente o princípio de uma só China, ameaçando a paz e estabilidade no território”, indicou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês em comunicado.

Além de Pelosi, também os familiares mais próximos serão alvos de sanções chinesas, adianta a nota, que não especifica detalhes sobre a natureza dos castigos.

A presidente da Câmara dos Representantes tornou-se a mais alta na linha de sucessão presidencial dos Estados Unidos a visitar a ilha em 25 anos, numa passagem que durou menos de 24 horas. É agora também a mais importante governante norte-americana penalizada por sanções de Pequim.

Quando questionada esta sexta-feira sobre se a sua visita a Taiwan teria feito mais mal do que bem para o território, ao desencadear maciços exercícios militares chineses em redor da ilha e retaliação económica, Pelosi respondeu: “Isso é ridículo.”

"A nossa delegação não procura alterar o 'status quo' na Ásia ou Taiwan", disse Nancy Pelosi, durante uma conferência de imprensa na embaixada dos EUA na capital japonesa, Tóquio, a última paragem numa digressão asiática que também a levou esta semana a Singapura, Malásia e Coreia do Sul, democracias que procurou "celebrar" com a viagem.

Pelosi acusa ainda a China de “tentar isolar Taiwan" e utilizar a visita “como desculpa” para uma demonstração de força, indicando que o seu objetivo era “mostrar respeito aos países visitados”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+