Tempo
|
A+ / A-

​Mísseis chineses terão caído na zona económica exclusiva do Japão

04 ago, 2022 - 14:36 • Lusa

O Japão "fez um protesto à China através de canais diplomáticos", revelou Kishi, apelidando o assunto de "um problema sério" que afeta a segurança nacional e dos cidadãos japoneses.

A+ / A-

O ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, afirmou esta quinta-feira que se crê que mísseis balísticos disparados pela China tenham caído na zona económica exclusiva (ZEE) do Japão.

"Acredita-se que cinco dos nove mísseis balísticos lançados pela China tenham pousado na ZEE do Japão", afirmou aos jornalistas, numa altura em que a China realizava exercícios militares de grande escala nas águas ao torno de Taiwan.

O Japão "fez um protesto à China através de canais diplomáticos", revelou Kishi, apelidando o assunto de "um problema sério" que afeta a segurança nacional e dos cidadãos japoneses.

Partes da região insular mais ao sul do Japão, Okinawa, ficam perto de Taiwan.

Kishi disse que foi a primeira vez que mísseis balísticos chineses caíram na zona económica exclusiva do Japão.

A ZEE nipónica estende-se até 200 milhas náuticas da costa do Japão, além dos limites das suas águas territoriais.

O número de nove mísseis disparados foi uma avaliação por parte das autoridades japonesas, salientou Kishi.

As forças armadas chinesas dispararam esta quinta-feira "múltiplos mísseis balísticos" nas águas que circundam a ilha de Taiwan, disse o Ministério da Defesa de Taipei, condenando "ações irracionais que minam a paz regional".

"O Ministério da Defesa nacional declara que o Partido Comunista Chinês disparou vários mísseis balísticos 'Dongfeng' nas águas circundantes do nordeste e sudoeste de Taiwan às 13:56 [06:56 em Lisboa]", anunciou o ministério, em comunicado.

Os militares taiwaneses não adiantaram o local exato onde os mísseis caíram.

China confirma lançamento de mísseis

O Exército Popular de Libertação da República da China também confirmou o lançamento de mísseis, explicando ter-se tratado de "um ataque com mísseis convencionais multirregionais e de vários modelos em águas predeterminadas da parte leste da ilha de Taiwan".

Segundo adiantou um responsável, "todos os mísseis atingiram o alvo com precisão".

A televisão estatal chinesa, a CCTV, já tinha anunciado, hoje de manhã, que a China ia dar início a exercícios militares, com fogo real, nas imediações de Taiwan, acrescentando que a operação irá durar até domingo.

As manobras militares surgem em resposta à visita a Taiwan da líder do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, vista pela China como uma grave provocação.

O Governo chinês respondeu nos últimos dias com sanções económicas a Taiwan.

Washington tem também um porta-aviões e outro equipamento naval na região.

O início das manobras militares da China levou o Ministério da Defesa de Taiwan a afirmar que se está a preparar para a guerra.

Pequim reclama a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para a ilha em 1949, depois de perderem a guerra civil contra os comunistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    04 ago, 2022 Porto 15:39
    O grande problema é desautorizarem os Homens de paz, estás agressões verbais e por gestos agridem diretamente o poder do presidente chinês, é uma ameaça à sua soberania, dá voz a todos os que o combatem dentro do regime, assim rompem a sua impermeabilidade, põe em risco a paz pois encabeçara a república mas só para o estrangeiro ver, lá dentro outros tomarão a palavra, homens de guerra, muitos. Os mandantes que escravizam os americanos deveriam ter o mínimo de clarividência e respeito pelo povo que juraram amar e proteger.

Destaques V+