Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guterres acompanha "com preocupação" manobras militares da China perto de Taiwan

04 ago, 2022 - 21:01 • Lusa

Esta quinta-feira foi reportada a alegada queda de cinco mísseis balísticos na Zona Económica Exclusiva do Japão.

A+ / A-

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse "acompanhar de perto e com preocupação" as manobras militares chinesas em redor de Taiwan e a alegada queda de cinco mísseis balísticos na zona económica exclusiva (ZEE) do Japão.

Na conferência de imprensa diária, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, confirmou, esta quinta-feira, as preocupações de Guterres perante os recentes acontecimentos, depois de as Nações Unidas terem evitado pronunciar-se sobre as tensões entre Pequim e Washington na sequência da visita à ilha de Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Na quarta-feira, ao ser questionado sobre este tema, Guterres limitou-se a referir que a posição da organização se rege pelas resoluções da Assembleia-geral que fixam o princípio de "uma só China".

Numa resolução aprovada em 1971, a Assembleia-geral reconheceu o Governo de Pequim como o único representante da China e desde então Taiwan está excluído da ONU e de diversos organismos internacionais, apesar de diversas campanhas para garantir a sua participação e mesmo que já tenha garantido presença em diversos fóruns como observador.

A China, que reivindica a soberania da ilha, considera Taiwan uma província rebelde desde que os nacionalistas do Kuomintang se refugiaram na região em 1949, após terem sido derrotados na guerra civil contra os comunistas.

As manobras militares desencadeadas pela China em resposta à visita de Pelosi, que hoje arrancaram e que irão prolongar-se até domingo, suscitaram protestos por parte do Japão, que hoje denunciou a queda de cinco mísseis balísticos chineses em águas da sua ZEE.

O Governo nipónico apresentou um protesto diplomático junto do executivo chinês na sequência destes alegados disparos, efetuados no âmbito dos exercícios do exército chinês no Estreito de Taiwan e que provocaram o encerramento do espaço aéreo e marítimo em seis zonas em redor da ilha, considerada por Pequim como parte integrante do seu território.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+